Página inicial > Notícias > Conheça o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Colatina

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 15h33 | Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 12h25

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Colatina foi criado e regulamentado pela portaria nº 1.063, de 05 de julho de 2014. Seu objetivo é garantir os direitos dos alunos com necessidades específicas e atender a lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a educação especial.

Para cumprir seus objetivos, o Núcleo prepara um Plano Anual de Trabalho, que prevê ações tais como:

●  Formação dos professores para o atendimento educacional especializado;
● Estruturação do atendimento aos alunos com necessidades específicas;
●  Realização de ações afirmativas no âmbito da educação especial;
●  Estabelecimento de parcerias com outras instituições; e
●  Discussões sobre acessibilidade, permanência e êxito dos alunos com necessidades específicas.

O núcleo é formado por um colegiado constituído por dezessete pessoas, entre as quais estão professores, técnicos administrativos, alunos e representantes da sociedade civil. São eles:

Presidente da comissão: Vagner Neves de Oliveira Duarte;
● Maria Madalena Bravo de Oliveira;
● Luiza Helena Pio Cazelli;
● Isabelly Merlo Dalmasio;
● Tito Lívio do Nascimento Erculino;
● Joel Rogerio;
● José Francisco Figueiredo Paiva;
● Marcia Cristina de Oliveira;
● Marlinda Gomes Ferrari;
● Milena Bertollo Nardi;
● Mirella Guedes Lima De Castro;
● Patrícia Vidigal Bendinelli;
● Raiani Laureth Girondoli;
● Richards Sartori Corrêa;
● Ronis Faria de Souza;
● Tatiani Capatto Abreu de Freitas;
● Vanderson Jose Ildefonso Silva.

Membros externos:
● Aurelina Sandra Barcelos de Oliveira;
● Gleydiane Américo de Almeida Haase;
● Maria do Socorro Santana Reinoso;
● Sarize Zanotelli Mili;
 ●Zuleika Rache Kiepe.

As ações propostas pelo núcleo podem ser usufruídas por alunos identificados como público-alvo da educação especial. De modo geral, são pessoas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Conheça os dispositivos internos do Ifes que regulamentam o funcionamento do Napne:

Portaria Nº 1.063/2014 - Homologação

Portaria Nº 1.063/2014 - Regulamento Interno

● PORTARIA Nº 231/2018 - Membros

Ações realizadas pelo Napne em 2017:

Atualmente, há uma série de atividades em desenvolvimento a fim de se cumprir os objetivos do Napne. Entre elas, podemos citar um curso de extensão que aborda orientação e mobilidade para pessoas cegas ou com baixa visão e um conjunto de oficinas de formação continuada para professores e técnicos do Campus.

Para mais informações, entre em contato com o Napne pelo telefone (27) 3723-1529 ou pelo e-mail vagner.duarte@ifes.edu.br.