Campanha “Setembro Amarelo” promove conscientização sobre saúde mental

Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 17h33 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 09h00

O Campus Colatina realizará nos próximos dias ações para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da saúde mental. As ações estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (Cam) e são direcionadas aos estudantes do campus. Veja abaixo a programação:

Palestra com o tema "Saúde Mental e Vida Acadêmica"
Palestrante: Psicóloga Milena Bertollo Nardi
Datas/Horários:
17 de setembro, às 19h.
26 de setembro, às 16h30min.
Local: Miniauditório
ATENÇÃO: este evento requer inscrição. Inscreva-se! Haverá emissão de certificado para os presentes na palestra, que poderá ser apresentado como atividade complementar nos cursos de graduação.

Roda de Conversa com o tema "Falando abertamente sobre o suicídio"
Mediadora: Psicóloga Milena Bertollo Nardi
Data: 13 de setembro.
Local: Sala de Multimídia

Roda de Conversa e Debate com o tema "Setembro Amarelo"
Mediadora: Psiquiatra Rosiane Lessa Cunha Marchi
Data: 19 de setembro.
Horário: 8h.
Local: Miniauditório
ATENÇÃO: evento exclusivo para estudantes dos quartos anos dos cursos técnicos integrados.

Roda de Conversa com o tema "Como ajudar alguém sofrendo"
Mediadora: Assistente Social Maria Madalena Bravo de Oliveira.
Data: 20 de setembro.
Local: Sala de Multimídia

Cineclube especial com o filme Elena
Data: 27 de setembro.
Local: Miniauditório.

Além destas ações, a Coordenadoria de Atendimento Ambulatorial preparou um mural de recados durante o mês abordando a temática.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização à prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar e informar a população a respeito dessa realidade no Brasil. Além do Campus Colatina, os campi Itapina, São Mateus, Vila Velha, Vitória e a Reitoria, elaboraram ações alusivas ao tema. Confira as ações dos outros campi.

Lembramos que a Cam do Campus Colatina está preparada para realizar a escuta e indicação de encaminhamentos adequados para cada caso. Estudantes e servidores podem entrar em contato pelo telefone (27)3723-1527 ou pessoalmente na própria sala da coordenadoria. Outra alternativa, é buscar o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, email chat 24 horas todos os dias.

ATUALIZAÇÃO DE 28/09/2019: Veja as fotos em nosso álbum no Facebook.