Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Uncategorised > Ferramentas de ensino a distância e trabalho remoto
Início do conteúdo da página

Ferramentas de ensino a distância e trabalho remoto

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 20h15 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 18h29

Caros servidores,

Seguem ferramentas fáceis e disponíveis gratuitamente na internet que podem ser usadas em ensino a distância e no trabalho remoto:

Salas do Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem):

Caso o servidor não esteja familiarizado com o Moodle, recomenda-se primeiramente fazer o curso do Cefor Moodle para Educadores, que pode ser acessado em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=13

Caso o educador já esteja familiarizado com o Moodle ou já tenha feito o curso, pode solicitar a criação de uma sala virtual de aprendizagem enviando e-mail para os professores Allan (allan.amaral@ifes.edu.br) ou Jean (jeanglazar@ifes.edu.br), informando o nome da disciplina, curso e período/ano.

Mais informações sobre o Moodle do Ifes: https://cefor.ifes.edu.br/index.php/perguntas-frequentes

 

Google Classroom:

Permite a criação de ambientes virtuais de aprendizagem de forma semelhante ao Moodle. O sistema ajuda o professor passo a passo a criar uma sala de aula virtual.

Acesse: classroom.google.com

Guia rápido que explica como usar a ferramenta: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/como-funciona-o-google-classroom-app-que-pode-ajudar-na-quarentena

Como usar o Google Classroom no celular: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-usar-o-google-classroom-no-celular/98649

 

Webconferência: 

Todos os servidores do Ifes possuem à disposição uma sala no ambiente de WebConferência da RNP (https://mconf.rnp.br ou em https://conferenciaweb.rnp.br) em seu nome. Acesse o Manual de Utilização do ambiente.

O Campus Alegre disponibilizou um outro manual, mais detalhado, que apresenta recursos básicos e avançados da sala de WebConferência. Acesse o manual.

Importante: caso uma mensagem de erro de autorização seja exibida, a orientação é abrir um chamado informando o nome e siape, bem como anexar a imagem com o erro. Quem precisar conferir as orientações da Diretoria de Tecnologia da Informação sobre outras ferramentas que viabilizam o trabalho remoto, pode acessar clicando aqui.

 

Zoom (alternativa para webconferência)

https://zoom.us
Site de webconferências que permite áudio, vídeo, texto e, no caso de computadores de mesa ou notebooks, compartilhamento de tela. O registro é grátis e permite webconferências de até 40 minutos. Depois desse tempo, a reunião é encerrada, mas o usuário pode iniciar uma nova. Para durações maiores sem interrupções, o usuário pode aderir a um dos planos pagos.
Para uso em smartphones, requer a instalação de aplicativo. Veja, abaixo, as versões para instalar o aplicativo e tutoriais.
Instalação do aplicativo para Android (smartphones e tablets da Samsung, Motorola, LG, etc).
Instalação do aplicativo para IOS (IPhone e IPad, ou seja, dispositivos da Aplle).
Visão geral dos recursos.
Orientações passo a passo para utilização das funções básicas.

 

Postagem de material didático no site do campus ou no sistema acadêmico:

Os professores podem postar material didático no próprio sistema acadêmico e comunicar as turmas correspondentes. Caso o professor não um tenha contato da turma, depois que postar o material pode me avisar pelo WhatsApp institucional +55 27 99253-1313 informando a turma e disciplina que comunico a turma. Clique aqui para me enviar mensagem para o WhatsApp institucional.

Além disso, podemos usar o site do campus como repositório de material didático (com apostilas, indicação de sites e vídeos, etc.). Para ter noção de como ficaria, acesse a página do Ifes - Campus de Alegre: https://alegre.ifes.edu.br/index.php/noticias/18376-ifes-em-casa

 

Lives no Instagram:

Algumas lives no Instagram estão agendadas (ou seja, palestras ao vivo no Instagram, recurso que está sendo muito utilizado atualmente) abertos a comunidade em geral. Vejam as lives já ocorridas e agendadas.

Quem tiver interesse em realizar uma live através de nosso Instagram pode me contatar pelo WhatsApp institucional (clique e acesse). As lives duram de 30 a 50 minutos e permitem a comunicação do público através de chat. O recurso exige que o professor tenha uma boa conexão de internet em sua residência (rápida e que não caia) e um perfil no Instagram.

 

Vídeoaulas:

Os professores podem utilizar-se de videoaulas disponíveis na internet para orientar que seus alunos assistam. Outra opção, é o próprio professor gravar suas vídeoaulas (por celular, por exemplo) para disponibilizar no YouTube ou enviar por WhatsApp. Posteriormente, podem trabalhar os conteúdos usando outras ferramentas, como atividades que podem ser entregues por e-mail, discussão em videoconferência ou na ocasião do retorno às aulas.

Fontes de videoaulas recomendadas: Fundação Roberto Marinho, TV Escola, Domínio Público (na área de pesquisa, em "Tipo de Mídia" escolha "Vídeo" e em "Categoria" a disciplina).

 

Colaborar a distância nunca foi tão oportuno:

O Cefor - Ifes oferta o "Curso Google Drive: colaboração na prática" de modo gratuito e totalmente on-line. Um curso desenvolvido com o objetivo de ampliar a visão dos alunos sobre conceitos e práticas de colaboração presentes no Google Drive. Saiba mais.

 

Outras ferramentas:

Além do Moodle para Educadores, o Cefor oferece outros cursos rápidos na plataforma Mooc que podem ajudar, como "Ferramenta para Gravação de Videoaula". Acesse: https://mooc.cefor.ifes.edu.br

 

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página