Ifes oferta vagas em cursos superiores com seleção por prova de redação
Início das aulas em 2026.
O Instituto Federal do Espírito Santo lançou edital com 779 vagas em cursos de graduação que serão ofertados por meio do Processo Seletivo Unificado (PSU) 69/2025. No PSU, a seleção é feita por meio de uma prova de redação, sem ter a necessidade de o candidato fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições começam no dia 15 de julho e vão até 13 de outubro.
A taxa de inscrição é de R$ 85. Podem pedir a gratuidade (isenção) as pessoas que estudaram as duas últimas séries do Ensino Médio em escola pública, ou as que estudaram em escola particular como bolsista integral devido a carência socioeconômica. O prazo para pedir a isenção vai de 15 de julho a 26 de setembro.
Os cursos são presenciais e destinados a quem quer iniciar a graduação no primeiro semestre letivo de 2026. Há vagas nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Centro Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Viana.
O Campus Colatina oferta neste edital 16 vagas para o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, curso integral.
Veja os cursos ofertados pelo PSU nos outros campi do Ifes.
Metade das vagas é reservada para ações afirmativas, destinada a quem tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Acesse o edital.
Sisu
A instituição também ofertará vagas em cursos superiores para o próximo ano letivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como base a nota do Enem. O cronograma ainda não foi divulgado, porém, é possível conferir a divisão de cursos e vagas entre PSU e Sisu na página ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/3319-ps-69-2025-processo-seletivo-unificado-cursos-de-graduacao.
Redes Sociais