Página inicial > Notícias > Ifes Campus Colatina participa da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 13h37 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 14h34

A educação é uma poderosa arma para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Por esta razão, o Ministério da Educação (MEC) convocou representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior a participar da campanha #ZikaZero.

A estratégia é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

O controle do zika vírus e o combate ao mosquito são uma preocupação do governo federal, especialmente para prevenir que mais mulheres grávidas sejam picadas, levando ao risco de o feto desenvolver a microcefalia.

Dias de mobilização

O MEC definiu três datas para que sejam realizadas mobilizações nacionais de combate ao mosquito: 19 e 26 de fevereiro e 4 de março.

Os dias de mobilização nacional fazem parte dos esforços do governo federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro do ano passado.

Ações do Ifes Campus Colatina

Todos estão convidados a participar das ações que serão desenvolvidas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina. No dia 19 de fevereiro, o Ifes Campus Colatina realizará as seguintes ações:

1) O Diretor Geral, professor Luiz Braz Galon e o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Octávio Cavalari Júnior visitarão a escola pública municipal EMEF João Manoel Meneghelli, no Bairro Ayrton Senna, com o objetivo de planejar uma palestra no dia 26 de fevereiro.
A escolha da escola decorre da parceria do Ifes Campus Colatina com a Secretaria Municipal de Educação de Colatina (SEMED), que vem desenvolvido um trabalho contínuo em vários bairros visando a erradicação de focos de mosquitos e conscientização da população. Para o dia 19 de fevereiro, a SEMED optou por realizar as ações nas escolas do Bairro Ayrton Senna. Segundo a assessora pedagógica da SEMED, Claudia Rezende Tardin, esta escolha deveu-se ao fato de ser um dos bairros que apresenta maior contingente de pessoas infectadas requerendo, portanto, ação imediata.
Na visita do dia 19 de fevereiro, os alunos da escola municipal participarão de uma atividade interativa com o objetivo de testar conhecimentos sobre a Dengue, o Zika e a febre Chicungunha e terão a oportunidade propor assuntos para a palestra que ocorrerá na próxima semana. A professora Cristina Sabadini, que leciona a disciplina de Biologia no Campus Colatina, apresentará a palestra no dia 26 de fevereiro para um público de aproximadamente 200 alunos e professores da escola municipal.

2) O professor Elenilson Francisco Costa, coordenador Geral de Assistência à Comunidade, em parceria com a técnica em enfermagem do Campus Sonia Maria de Souza Violetti, realizarão um mutirão com os alunos para identificar e erradicar focos de mosquito no Ifes Campus Colatina.

3) Todos os canais de comunicação oficiais do campus (página oficial, Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter) estão distribuindo informações a respeito da campanha. Os servidores do campus serão mobilizados a participar da iniciativa manifestando-se nas redes sociais e levando informações aos alunos durante as aulas.

Para as próximas datas de mobilização, o campus planeja novas intervenções com o apoio das coordenadorias de curso do campus. Conforme informações do Ministério da Saúde, o material gráfico impresso começará a ser distribuídos pelos institutos federais de Colatina (Campus Colatina e Campus Itapina) e pela Secretaria Municipal de Saúde a partir do início do mês de março.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC