Página inicial > Notícias > Canal TV SIM realiza reportagem com alunas do curso de Saneamento Ambiental sobre mapeamento de nascentes urbanas

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 15h12 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h00

No dia 4 de março, o canal de televisão TV SIM transmitiu, em seu Jornal SIM, uma reportagem sobre um estudo realizado por alunas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina.

Camilla Aparecida Correa Miranda e Érica Pereira Machado são alunas do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e,  sob a coordenação da professora Márcia Cristina Moura, realizaram um mapeamento e diagnóstico das nascentes urbanas de Colatina-ES.

A pesquisa recebeu atenção especial do canal em função do momento vivido pelos colatinenses, que vem enfrentando graves problemas envolvendo o abastecimento de água.

O trabalho revelou as condições das nascentes localizadas nas zonas urbanas do município. Utilizando-se de softwares específicos, foram levantados 408 pontos de nascentes localizadas em sua zona urbana. Até o momento, foram visitados 191 pontos para, inicialmente, verificar as condições de cada nascente. Destas, foram encontrados 65 pontos com afloramento de água, tendo como resultados parciais 29 nascentes encontram-se na classe E (Péssima); 18 nascentes na Classe D (Ruim); 19 nascentes na Classe C (Razoável) e apenas uma classifica-se como Classe B (Boa). O projeto ainda encontra-se em andamento e fornecerá importantes informações que subsidiarão decisões futuras que tenham como objetivo a recuperação dessas nascentes. Para a reportagem, optou-se por visitar duas nascentes.

O trabalho das alunas já havia recebido reconhecimento especial pelo próprio Campus, ficando em primeiro lugar no prêmio “Destaque Ciência, Tecnologia e Inovação”, concedido no VI Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, evento ocorrido no campus em outubro de 2015.

A reportagem foi transmitida pela emissora às 11:30 e às 19h. Você pode assisti-la on-line, escolha abaixo o link para o dispositivo mais adequado:

Versão para computadores em geral, notebook, tablet, etc;

Versão para smartphones e celulares.

IMG 2311 Canal TV SIM realiza reportagem com alunas do curso de Saneamento Ambiental sobre mapeamento de nascentes urbanas