Página inicial > Notícias > Aberta a pré-seleção do Concurso de Vídeos #ZikaZero

Aberta a pré-seleção do Concurso de Vídeos #ZikaZero

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 17h01 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2016, 17h02

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina abriu o prazo para pré-seleção de vídeos para o Concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti. O concurso faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC) para a Campanha #ZikaZero e tem a proposta de originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e que divulguem as consequências das doenças provocadas pelo mosquito, principalmente o Zika Vírus.

Para participar, os interessados devem produzir um vídeo individualmente ou por equipes compostas por até três componentes. Os vídeos devem ter, no máximo, 90 segundos de duração. As imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som.

Cada instituição de ensino poderá enviar um único vídeo por nível de ensino. Deste modo, o Campus Colatina fará a seleção de dois vídeos a serem enviados: um do ensino técnico, outro do ensino superior. A seleção dos vídeos será realizada pela Comissão Interna do Concurso de Vídeo #ZikaZero, composta por servidores do Campus Colatina. Esses vídeos representarão o Campus Colatina na Etapa Regional do concurso.

Os vídeos devem seguir rigorosamente as especificações técnicas contidas no Edital. Na fase de pré-seleção, não é obrigatório o envio pelo Youtube.

Os alunos do Campus Colatina que tiverem interesse em participar, deverão se inscrever através do envio do próprio vídeo. O envio deverá ocorrer, exclusivamente, pelo e-mail ifescampuscolatina@gmail.com e deverá atender aos seguintes requisitos:
1) Ter em anexo o vídeo preparado conforme as condições previstas no Edital. Opcionalmente, o aluno ou a equipe podem postar no Youtube e informar o link no corpo da mensagem sendo, neste caso, desnecessário o envio do vídeo como anexo.
2) No assunto do e-mail, deverá constar o texto “Inscrição para Concurso #ZikaZero”.
3) No corpo da mensagem, o candidato deverá mencionar os nomes completos dos integrantes da equipe, período/ano, curso e turma. Todos os integrantes deverão, obrigatoriamente, ser do mesmo nível de ensino. Em outras palavras, não é permitido que uma equipe tenha membros que sejam alunos de curso de graduação e, na mesma equipe, alunos de curso técnico.

O prazo para envio é até dia 16 de maio de 2016.

Não haverá premiação para os vídeos pré-selecionados. Os vídeos pré-selecionados apenas ganham o direito de serem enviados para aEtapa Regional do concurso.  Os vídeos vencedores da Etapa Regional, serão agraciados nos seus estados de origem em cerimônia específica com um certificado para os estudantes, um certificado para o professor responsável e uma placa de homenagem para a instituição de ensino do estudante.

Os vídeos vencedores da Etapa Regional serão encaminhados para a seleção da Etapa Nacional. Os vídeos vencedores da Etapa Nacional serão agraciados em cerimônia de entrega de certificados a ser realizada em Brasília, seguida de um curso de formação sobre o combate ao mosquito. A divulgação final do resultado será no site http://zikazero.mec.gov.br/,  onde será possível obter mais informações sobre o concurso.

O edital e regulamento estão disponíveis no endereço: http://zikazero.mec.gov.br/arquivos/edital_site.pdf

Os alunos interessados podem tirar dúvidas sobre o concurso através do site http://zikazero.mec.gov.br. Dúvidas sobre a pré-seleção, podem ser esclarecidas através do e-mail ifescampuscolatina@gmail.com ou com a professora de Biologia Mirella de Castro.

FotoDaMirella Aberta a pré seleção do Concurso de Vídeos #ZikaZero