Página inicial > Notícias > Ifes Campus Colatina sediará VI Colóquio de Leitura, Literatura e Educação

Ifes Campus Colatina sediará VI Colóquio de Leitura, Literatura e Educação

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 18h29 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 18h29

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina sediará, no dia 18 de junho de 2016, o VI Colóquio de Leitura, Literatura e Educação. O evento será no Miniauditório das 9h às 17h. Trata-se de uma atividade interinstitucional de parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), relacionada às atividades ao grupo de pesquisa Literatura e Educação. Suas edições anteriores aconteceram nos campi Piúma, de Alegre, São Mateus, Serra e também na própria Ufes.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições serão realizadas no mesmo dia.

As atividades são direcionadas a professores de Língua Portuguesa e Literatura, pedagogos, bibliotecários, editores, livreiros, alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, da graduação ou da pós-graduação e quaisquer outros profissionais que atuem direta ou indiretamente nas áreas de Leitura, Literatura e Educação. Os participantes receberão um certificado que será emitido pelo grupo de pesquisa.

Veja abaixo a programação:

9h - Recepção e abertura do evento.
9h30 - Conferência de abertura: “Tradução de obras literárias em língua de sinais: corpo, imagem e performance”, Profa. Dra. Arlene Batista da Silva (Ufes).
10h30 - Mesa-redonda 1: “Escola no Ar: a escrita de um livro didático para formação em rádio escolar, com foco em Língua Portuguesa e Literatura”, Profa. Mda. Jamille Ghil (PPGL); “’A hora da estrela’, de Clarice Lispector e a descoberta dos mundos da Literatura a partir de práticas de leitura na sala de aula e fora dela”, Profa. Ma. Sarah Vervloet (Ifes – Campus Piúma) e Bibliotecária Ana Müller (Ifes – Campus Piúma).
11h30 - Almoço
13h - Mesa-redonda 2: “Educação literária no ensino fundamental à luz da pesquisa-ação”, Ana Cristina Alvarenga de Souza (Graduada em Letras, bolsista de Iniciação Científica Ufes); “A leitura na formação docente: perfil de universitários ingressantes nas licenciaturas de Letras e Pedagogia”, Ana Karen Batista (Graduanda em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica CNPq/Procad) e Tallita Braga Plaster (Graduanda em Letras, bolsista de Iniciação Científica CNPq/Procad).
14h - Café.
15h - Mesa-redonda 3: “Representações femininas nos livros didáticos de Ensino Médio: palavras iniciais”, Profa. Dda. Eudma Poliana Medeiros Elisbon (PMSM, Secult/ES, PPGL).
16h30 - Encerramento.

Para saber mais sobre o evento, acesse https://www.facebook.com/coloquiolle.

ATUALIZAÇÃO DE 18/06/2016: o Colóquio foi um sucesso. Contou com a participação de 98 inscritos incluindo, além dos membros do grupo de pesquisa, alunos da Funcab, Unesc, servidores públicos e a comunidade em geral. Veja as fotos do evento em nosso album no Facebook.