Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para as oficinas da IV Semana de Arte de Cultura

Abertas as inscrições para as oficinas da IV Semana de Arte de Cultura

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 10h11 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 10h22

Acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro a IV Semana de Arte e Cultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina, com o tema “Vidas Secas”.

O propósito do evento é valorizar e incentivar os talentos artísticos e culturais da região para o aprimoramento da educação e o incentivo ao desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais na área profissional.

Sob a coordenação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus, a semana contará com debates, palestras, exposições, demonstrações tecnológicas, pesquisas, apresentações de espetáculos teatrais, musicais, oficinas e cine-clube.

O evento é gratuito e aberto ao público, inclusive para participar das oficinas que acontecerão durante a semana.

TODAS AS OFICINAS ESTÃO COM HORÁRIOS SUJEITOS A ALTERAÇÃO. As alterações serão realizadas nesta notícia e  divulgadas nas redes sociais do Ifes Campus Colatina.

Para participar das oficinas, as inscrições poderão ser realizadas através da internet ou no NAC até o dia 16 de setembro ou enquanto houver vagas. Abaixo, segue a relação de oficinas e atividades disponíveis para inscrição.

- Game In Ifes-Futebol – Oficineiro: Prof Walter C. Bacildo; Prof. Renan O. Rios; Andre B de Oliveira
Horário: 13:50 às 14:20
Objetivo:Expandir a Cultura ‘Geek’ e ‘Gamer’, além de promover os jogos eletrônicos como meio de recreação e interação entre os alunos do campus.

- Oficina Design Sustentável – Oficineiro: Douglas Gomes (VAGAS ESGOTADAS)
Horário: 14:40 às 18:30
Objetivo: Produzir peças com tubos de papelão, possibilitando aos alunos a transformação do lixo em peças de interiores, já que a cidade de Colatina por ser um grande pólo de confecções apresenta uma quantidade expressiva de tubos nos pontos de coleta de lixo.

- Oficina de Mudas para Reflorestamento – Oficineiro: Nilton Broseghini (VAGAS ESGOTADAS)
Horário: 14:40 às 18:30
Objetivo: Produzir mudas de espécies da Mata Atlântica, dentro das técnicas adequadas de produção, para reflorestamento de áreas degradadas.

- Oficina de Experiência Estética e Catarse: a Arte e seus Efeitos na Formação Humana (em duas partes) – Oficineiro: Fabricio M. Cunha
Data: 27/09/2016 e 28/09/2016
Horário: primeiro dia – 14:40 às 18:30, segundo dia – 15:30 às 18:30
Objetivo: Compreender os efeitos da arte na formação humana

- Oficina Mobiliário de Pet – Oficineiro: Jamile R. Pavan (VAGAS ESGOTADAS)
Data: 28/09/2016
Horário: 15:30 às 18:30
Objetivo:Confeccionar mobiliários a partir de garrafas PET, como alternativa eficaz de destino de um resíduo sólido.

- Oficina Resgatando o Patrimônio por meio de Mosaico – Oficineiro: Douglas Gomes (VAGAS ESGOTADAS)
Data: 28/09/2016
Horário: 15:30 às 18:30
Objetivo: Produzir painéis de mosaicos no tamanho A3 de edificações históricas de Colatina.

- Oficina Biscuit para Maquetes – Oficineiro: Douglas Gomes Silva (VAGAS ESGOTADAS)
Horário: 12:50 às 14:50
Objetivo: Desenvolver pequenas peças de mobiliário e decoração que possam ser utilizadas em maquetes de interiores.

- Oficina de Compostagem Doméstica – Oficineiro: Prof. José Francisco F. Paiva
Horário: 12:50 às 14:50
Objetivo:Tornar o aluno capaz de desenvolver métodos de fabricação de compostagem orgânica, a nível doméstico, usando restos produzidos na cozinha, de forma sustentável.

- Oficina Iforró – Oficineiro: Alunos do Campus São Mateus (VAGAS ESGOTADAS)
Horário: 12:50 às 15:30
Objetivo: Estimular o aprendizado e prática do forró enquanto um elemento da cultura brasileira, por meio de seus ritmos e práticas.

- Oficina Aikido – Oficineiro: Hugo G. Rebonato
Horário: 20:30 às 21:30
* Haverá demonstração no mesmo dia nos intervalos da manhã (9:40) e da tarde (15:30h)
Objetivo: Demonstrar como os exercícios praticados nos treinos de Aikido podem estimular um estilo de vida mais harmonioso, seja na vida do indivíduo ou no meio social.

- Oficina Kokedamas – Oficineiro: Douglas Gomes Silva (VAGAS ESGOTADAS)
Data: 30/09/2016
Horário: 14:30 às 18:30
Objetivo:Produzir jardim vertical através de kokedamas (técnica japonesa de arranjos).

- Oficina Agricultura Sintrópica: Por um Plantio a Favor da Vida – Oficineiro: Márcia Medani
Data: 30/09/2016
Horário: 14:30 às 18:30

Objetivo: Produzir agricultura que copia a natureza, sem o uso de venenos ou fertilizantes, e que pode frear as mudanças climáticas, recuperar ecossistemas, e acabar com a fome no mundo”.

- RPG * Organizadores: Hugo G Rebonato; Gustavo C Lievore; Kassio P Schaider
Data: durante a semana.
Horário: manhã (de 7h às 10h), tarde e noite (horários variáveis)
* No caso do RPG, serão organizados vários grupos durante a semana, com partidas pela manhã, tarde e noite. As inscrições ocorrerão no próprio stand.
- Objetivo: proporcionar um espaço para compartilhar experiências com outros membros do campus ou não conhecem outros jogadores. Há também alunos interessados em experimentar esse tipo de jogo, porém ainda não tiveram oportunidade.

PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI.

Opcionalmente, os interessados podem se inscrever também na sala do NAC (em frente à sala dos professores).

Assunto(s): nac