Página inicial > Notícias > Divulgado o edital do Enem 2017, exame adotado para ingresso nos cursos de graduações do Ifes

Publicado: Domingo, 16 de Abril de 2017, 13h00 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 16h17

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 10/04/2017 o edital da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as principais mudanças, está o aumento no custo da inscrição, a aplicação da prova em dois domingos consecutivos e alterações nas regras para isenção de taxa.

Principais Mudanças

Pelas novas regras, a comprovação para isenção de taxa será mais completa, com informações, no ato da inscrição, sobre o Número de Identificação Social (NIS), que permitirá uma busca automática a partir do cruzamento de dados com o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. Quem tiver a solicitação atendida pelo Inep, não comparecer aos dois dias de prova e desejar solicitar nova isenção em 2018, terá de justificar sua ausência no sistema de inscrição. Para tanto, deverá anexar atestado médico, documento oficial judicial ou boletim de ocorrência que comprovem e justifiquem a sua abstenção.

Confira o edital completo e acesse o resumo das mudanças. O Ministério da Educação publicou um vídeo explicando as principais mudanças. Assista ao vídeo no final deste artigo.

Inscrições e Provas

As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até as 23h59 de 19 do mesmo mês. O pagamento da taxa deve ser efetuado até 25 de maio. As primeiras provas serão em 5 de novembro, com duração de cinco horas e meia para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 12 (domingo seguinte), o aluno terá quatro horas e meia para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Aqueles que precisarem da declaração de comparecimento para o trabalho não mais poderão adquirir o documento no local da prova. O interessado deve imprimir a solicitação antes, pelo site do Inep, e levá-la preenchida para a assinatura do coordenador da prova.

Saiba mais e veja o edital completo do Enem 2017.

O Enem é usado no processo seletivo do Ifes

O Enem é o exame adotado para ingresso nos cursos de graduação do Ifes, pois sua nota é usada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior (dentre as quais os institutos e universidades federais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. As inscrições no Sisu acontecem em janeiro de 2018.

Em 2017, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ofereceu pelo Sisu 25 cursos, todos gratuitos, em 16 campi da instituição, totalizando quase 1.500 vagas. Prevê-se que em 2018 maior parte dos cursos seja novamente ofertados pelo sistema. Conheça os cursos oferecidos por cada campus.

Abaixo, listamos os cursos que serão oferecidos pelo Ifes – Campus Colatina em 2018. Conheça-os clicando no nome do curso para mais informações:

Bacharel em Administração;
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo;
Bacharel em Sistemas de Informação;

Vídeo preparado pelo Ministério da Educação explicando as principais mudanças no Enem 2017

(Com informações de www.mec.gov.br)