Página inicial > Notícias > Entenda as eleições no Ifes

Entenda as eleições no Ifes

Publicado: Domingo, 21 de Maio de 2017, 18h20 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 16h47

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), desde o dia 13 de março deste ano, está em processo eleitoral para escolha do reitor e dos diretores-gerais de 17 campi que desempenharão mandato até 2021. As eleições estão agendadas para o dia 1º de junho em todos os campi, na Reitoria, no Cefor e no Polo de Inovação Vitória. No Campus Colatina, a votação acontecerá de 9h às 21h, em local de grande circulação indicado no dia. Abaixo você pode conferir algumas informações sobre o processo eleitoral no Ifes. Confira!

• Diferença entre reitor e diretor-geral
Servidores e alunos votam para reitor e para o diretor-geral geral de seu campus. O reitor é o representante legal do Ifes e gerencia as atividades da instituição como um todo, entre outras atribuições. O gabinete do reitor fica na Reitoria, em Vitória, que é o órgão executivo que planeja, coordena, supervisiona e controla todas as atividades do Instituto. O reitor é eleito por servidores e alunos todos os campi, Reitoria, Cefor e Polo de Inovação Vitória.

Cabe ao diretor-geral gerir os programas de ensino, pesquisa e extensão; além das atividades administrativas de seu campus. Ele é eleito pelos alunos e servidores de seu campus. Este ano serão eleitos novos diretores-gerais para os campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Consulte as atribuições do reitor e dos diretores-gerais do Ifes.

Saiba mais no Regimento Geral do Ifes.

• Por que não há eleições para diretor-geral em todos os campi do Ifes?
Os campi Barra de São Francisco, Centro-Serrano e Montanha não possuem eleições para diretor-geral porque estão em implantação, com menos de cinco anos de funcionamento. Não há eleição também para diretor-geral do Campus Viana, que é campus avançado do Campus Cariacica, e participa da escolha do gestor de lá. Não há eleições também para diretores do Cefor e do Polo de Inovação, os ocupantes desses cargos são nomeados pelo reitor.

Logo, servidores e alunos dos campi Barra de São Francisco, Centro-Serrano e  Montanha; e do Cefor, votarão, no dia 1º de junho, apenas para reitor. O mesmo vale para servidores da Reitoria e do Polo de Inovação.

• Quem pode votar?
Podem votar todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do Ifes, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.

Pode votar também o servidor afastado pelos seguintes motivos: afastamento do cônjuge ou companheiro; serviço militar; atividade política; desempenho de mandato classista; para capacitação e afastamentos para mestrado, doutorado ou pós-doutorado; gestante, adotante e paternidade; para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses; por motivo de acidente em serviço ou doença profissional.

• Quem não pode votar?
Não podem votar funcionários terceirizados; ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com a instituição; servidores temporários; servidores de outros órgãos em exercício no Ifes; servidores voluntários e anistiados.

Veja todas as informações sobre o processo eleitoral na página Eleições Ifes 2017.

• Quem são os candidatos a Reitor do Ifes e Diretor Geral do Campus Colatina? Como conhecer suas propostas?
Os candidatos a Reitor do Ifes são os servidores Jadir Pela, Márcio Có e Milson LopesConheça os planos de ação dos candidatos a Reitor.

Quanto ao cargo de Diretor Geral do Campus Colatina, o único candidato é o servidor Octávio Cavalari Júnior. Clique para conhecer seu plano de ação.

É importante conhecer os planos de ação dos candidatos para votar de forma consciente. Além disso, cada candidato está realizando suas campanhas eleitorais utilizando diversos meios, inclusive as mídias sociais. No caso dos candidatos a Reitor, estão acontecendo debates em campi específicos que são transmitidos ao vivo pela internet. O terceiro debate será no Campus Santa Teresa, dia 22/05, a partir das 9h. O quarto e último debate, ocorrerá no Campus Cariacica, dia 26/05, às 18h. Para saber como assistir e enviar perguntas para os debates, acesse a notícia: Sistema de perguntas para debate em Santa Teresa já está aberto.

No caso da eleição para Diretor Geral do Campus Colatina, é possível acompanhar a agenda de campanha do candidato à Diretor Geral*, em que o candidato informa os horários de sua defesa pública.

* Os horários das defesas públicas foram modificados para permitir uma maior participação dos alunos, de todos os turnos. Seguem os horários da Defesa Pública do candidato:

Turno Matutino
Data: 23/05/2017 - terça-feira