Página inicial > Notícias > Campus Colatina abre inscrições para 176 vagas em cursos técnicos

Campus Colatina abre inscrições para 176 vagas em cursos técnicos

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 20h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h11

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu nesta segunda-feira (9) as inscrições para 3.726 vagas em cursos técnicos e de especialização técnica, para começar a estudar no primeiro semestre de 2018. São três editais, com oferta de cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes, Proeja (para jovens e adultos) e especialização técnica. Metade das oportunidades é destinada a ações afirmativas, que este ano também prevê a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições vão até 5 de novembro.

Para o Campus Colatina, serão ofertadas 176 vagas, estando assim distribuídas:

Curso Vagas    Turno Tipo
Técnico em Administração 36 Matutino    Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Edificações 36 Matutino Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Informática para Internet 36 Matutino Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Meio Ambiente 36 Matutino Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática 32 Noturno Concomitante (2ª série do Ensino Médio)

É possível saber mais sobre os cursos ofertados clicando sobre os nomes.

O edital 01/2018 reúne vagas dos cursos integrados, concomitantes e subsequentes de todos os campi. Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes.

Taxa e isenção
Para participar das seleções de cursos técnicos é necessário quitar a taxa de inscrição de R$ 68 até o dia 7 de novembro.

É possível solicitar a isenção da taxa, até o dia 25 de outubro. Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as duas últimas séries do ensino fundamental (para os cursos integrados e concomitantes) ou as duas últimas séries do ensino médio (para os cursos subsequentes e especialização técnica) em escola pública.

Também poderão solicitar a isenção os que estudaram essas séries em escola particular como alunos bolsistas em função de carência socioeconômica, ou que tenham feito curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino, com aprovação final, até a data da matrícula.

A documentação comprobatória desses requisitos deverá ser enviada para o campus de interesse do curso, ou entregue pessoalmente, até o dia 25 de outubro. Os candidatos que tiverem a isenção negada (indeferida) deverão pagar a taxa caso queiram permanecer inscritos no processo seletivo.

Inscrições
Para efetuar a inscrição para os cursos ofertados pelo Campus Colatina, é preciso ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio e documento de identificação civil. O candidato deve clicar no link do sistema de inscrições disponibilizado na página de cada edital. Em seguida, deve preencher, integral e corretamente, o formulário on-line e imprimir a GRU no valor de R$ 68 – ou solicitar a isenção. A GRU deve ser paga até 7 de novembro para que a inscrição seja efetivada.

No edital 01/2018, a certidão de nascimento somente será aceita como documento de identificação civil caso o candidato não tenha nenhum outro e siga o procedimento descrito: preencha o número da certidão de nascimento no sistema de inscrição, junto com todos os outros dados pedidos; e procure um dos campi do Ifes, levando até o dia 17 de novembro o cartão de identificação gerado pelo sistema, uma foto 3x4 de frente e recente e a certidão de nascimento.

Aqueles que desejam concorrer às vagas de ações afirmativas devem ficar atentos para indicar por meio de qual ação desejam concorrer. Além disso, devem se atentar aos documentos comprobatórios que precisarão entregar posteriormente. As respostas ao questionário socioeconômico não são documento comprobatório.

Leia o edital do processo seletivo relativo aos cursos técnicos e o link de inscrições: Edital 01/2018 – Alunos da educação profissional técnica de nível médio - Multicampi

Entenda a reserva de vagas e conheça as vagas ofertadas por outros campi.