Página inicial > Notícias > Primeira Jornada de Integração do Ifes reúne eventos científicos de Pesquisa e Extensão

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 18h01 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 18h01

Cerca de 700 pessoas participam, nos próximos dias 24 e 25 de outubro, da I Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), evento que reúne a tradicional Jornada de Iniciação Científica, que acontece pela 12ª vez; e a primeira Jornada de Extensão da instituição. A programação acontece no Campus Colatina e inclui apresentações de trabalhos científicos, painéis e mostra de alguns projetos convidados.

Ao todo serão apresentados 606 trabalhos da área de Pesquisa, sendo que 32 destes são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e 61 da área de Extensão, todos do Ifes. Os trabalhos serão apresentados como pôsteres, apresentações orais e de produtos. Este ano também participam do primeiro dia do evento, como convidados, os projetos SamaBaja, FAM AeroDesign e Cultura Golfística, que são destaques no Campus São Mateus.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero, o momento é histórico para a instituição. “Pela primeira vez teremos trabalhos de iniciação científica e extensão em um mesmo evento. Assim, conseguimos mostrar a indissociabilidade entre as áreas. Para o ano que vem, queremos incluir o Ensino também. A instituição demonstra na prática o interesse em formar alunos pesquisadores. No ciclo de 2017/2018 cerca de 70% das bolsas de iniciação científica são custeadas pela instituição”, afirma André.

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure Rota de Almeida, também defende o princípio da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas atividades desenvolvidas por estudantes e servidores da instituição. “Precisamos estimular isso na comunidade. Este evento, que acontece de forma integrada, é um primeiro passo para que as pessoas transitem entre as áreas, conheçam e se reconheçam. É um desafio importante”, comentou o gestor.

No contexto da primeira Jornada de Extensão, Tannure afirma a importância da avaliação dos trabalhos de extensão para definição de melhores indicadores para a área. “Esta é uma discussão que acontece em âmbito nacional. Vamos coletar informações que nos ajudarão a estabelecer melhores parâmetros, medir efetividade e melhorar nossos processos de avaliação”, destaca.

Programação
Além das apresentações de trabalhos, os estudantes poderão participar de dois painéis que acontecerão nos dois dias do evento. O primeiro, às 10h20, será sobre o projeto de pesquisa da aluna do Campus Santa Teresa, Ceziane Leite Soares, que propôs em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um modelo de adaptação de um trator de pneus para cadeirantes. O segundo, às 10h55, será com o estudante Luiz Henrique Bozzi, que apresentará o Laboratório em Análise e Pesquisa em Café, do Campus Venda Nova do Imigrante.

Paralelamente à I Jornada de Integração do Ifes também será realizada a Mostra de Robótica, organizada pelo Campus Colatina, que reúne robôs reais e virtuais de equipes, formadas por alunos de cursos técnicos e superiores do próprio campus e dos campi Cariacica e São Mateus. De acordo com Julio César Vendramini, organizador da mostra, o objetivo é despertar o interesse de outros alunos. “Atualmente temos 8 equipes na instituição, precisamos aumentar esse número e ainda melhorar o ensino e o aprendizado deles”, destacou o professor.

A I Jornada de Integração do Ifes é realizada pelo Ifes e tem como apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o Incaper.

Mais informações como histórico, resumos, e programação das apresentações de trabalhos podem ser encontradas no site do evento.

Veja a programação do evento:

9h30 – Abertura
10h – Apresentação Cultural
10h20 – Painel: Adaptação de um trator de pneus para pessoas com deficiência (cadeirante)
Ceziane Leite Soares
10h55 – Painel: Laboratório em Análise e Pesquisa em Café
Luiz Henrique Bozzi
13h às 17h – Apresentação de Trabalhos/Mostra de Robótica/SamaBaja/FAM AeroDesign/Cultura Golfística

9h30 – Abertura
10h – Apresentação Cultural
Ceziane Leite Soares
10h55 – Painel: Laboratório em Análise e Pesquisa em Café