Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes - Campus Colatina são campeões em Competição Brasileira e Latino Americana de Robótica

Publicado: Sábado, 11 de Novembro de 2017, 23h49 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 10h45

A Equipe Asimov, formada pelos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina, foi campeã em três modalidades na XVI Competição Latino-Americana de Robótica e XV Competição Brasileira de Robótica de 2017 (LARC / CBR 2017), uma das mais importantes competições estudantis de robótica da América Latina. Na edição deste ano, os eventos ocorreram no período de 9 a 11 de novembro, em Curitiba-PR. Equipes de estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e da América Latina competiram entre si enfrentando desafios de simulação de futebol 2D, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate, robôs velocistas e outros.

As equipes participantes puderam concorrer em diversas categorias:

- Competição Robótica RoboCup: que envolve jogos de futebol simulados entre os robôs. Possui as seguintes sub-categorias: Small-Size, Simulation 2D (Futebol 2D), Simulation 3D (Futebol 3D), Humanoid and Standard Platform League (SPL), Rescue Simulation Agents, RoboCup @Home, Junior (CoSpace, OnStage, Mazer e Soccer) e Festo Logistics.

- Competição Robótica IEEE: que envolve a competição de robôs autônomos criados a partir de kits educacionais. Possui as sub-categorias: Standard Educational Kits (SEK, em que os alunos configuram robôs para salvar reféns em uma tragédia simulada), Open, Very Small Size e Humanoid Robot Racing.

A Equipe Asimov participou de quatro categorias, tendo sido campeã na CoSpace Rescue Secondary (em que disputaram contra cinco equipes), Futebol 2D (contra sete concorrentes) e Humanoide Robot Racing (contra oito equipes concorrentes). Além dos certificados e troféus, as equipes de Fubetol 2D e Cospace ganharam uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Canadá em 2018.

Vejam as fotos de nossos campeões em nosso álbum no Facebook! Abaixo, seguem os nomes dos alunos campeões e dos professores orientadores:

Categoria Cospace
- Álisson Melquíades;
- Lucas Giuberti;
- Vinycius Fernandes da Rocha;
Professor orientador: Jean Eduardo Glazar.

Categoria Humanoide Robot Racing
- Breno Maia Costa;
- Jhordan Pereira Ortolani;
- Thayane Leal Gomes.
Professor orientador: Julio Cesar Goldner Vendramini

Categoria Futebol 2D
- Alexandre Costa;
- Maykel Rodrigues;
- Leonardo Batista;
Professor orientador: Giovany Frossard Teixeira.

Além de ser campeã nas categorias acima, a Equipe Asimov ficou em quarto lugar na categoria mais concorrida do torneio, a categoria Sek (IEEE Standart Educational Kit), tendo competido junto a outras 31 equipes. Veja abaixo a relação de alunos que competiram nesta categoria:
- Arthur Cardoso Neitzel;
- Caian Monteiro de Oliveira Meireles;
- Héricles Santos Fernandes;
- Kadichari Gomes Marçal Lima;
- Renato Lopes de Oliveira;
- Rodney Schultz Kuster;
Professores orientadores: Renan Osório Rios e Igor Carlos Pulini.

Os alunos puderam contar com o apoio, também, da servidora  Alessandra Torezani Foletto, do Campus Colatina, que auxiliou na organização interna das equipes.

O professor Renan Osório Rios, coordenador do projeto de robótica Asimov, comemora: “A maior vitória dos alunos que fazem parte da equipe de robótica Asimov, está no caminho de estudos percorrido durante o ano até chegar ao campeonato, os bons resultados se tornam consequência deste trabalho.”

Vejam as fotos de nossos alunos tiradas durante as competições em nosso álbum no Facebook!

O êxito dos alunos do Campus Colatina na LARC / CBR não é novidade. No ano passado, a Equipe Asimov foi campeã na categoria SEK e na Futebol 2D. Relembre: Alunos da equipe Asimov do Ifes Campus Colatina são campeões em competição brasileira e latino americana de robótica.

A Equipe Asimov conta com o apoio das empresas Vixteam Consultoria & SistemasFRISASEEK Sistemas e SoluçõesGrupo Galon e Arte Vidros Vidraçaria, que estão patrocinando a hospedagem, transporte e a alimentação dos alunos.

(Com informações da LARC / CBR 2017, www.cbrobotica.org)

Assunto(s): robotica