Página inicial > Notícias > Informe: atualização de etnia no Sistema Acadêmico

Informe: atualização de etnia no Sistema Acadêmico

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 12h02 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 08h44

Nosso país é conhecido pela mistura de diversas etnias que possuem papel importante na formação da nossa cultura. O Campus Colatina reflete esse fato, pois possui alunos de todas as cores, raças e credos. Essa situação está relacionada ao conceito de etnia, que “pode ser conceituada como o sentimento de pertencer a determinado grupo com o qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições e território”.

De acordo com o IBGE, a pesquisa sobre a cor ou ração da população brasileira está baseada na autodeclaração. Ou seja, baseada em seu sentimento de pertencimento, um indivíduo pode se reconhecer como branco, preto, pardo, indígena ou amarelo.

Sendo assim, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), solicita que todos os alunos confiram sua etnia no Sistema Acadêmico. Aquelas que estiverem em branco devem ser preenchidas e as que já estão preenchidas basta que o aluno verifique se condiz com sua autodeclaração, ou seja, seu sentimento de pertencimento.

Acesse: academico3.cefetes.br

Assunto(s): neabi