Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Colatina apresentam peça teatral no Hospital e Maternidade São José

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 11h03 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 08h40

Na manhã do dia 05 de abril de 2018, nossos alunos apresentaram parte do espetáculo teatral “Contos da Commedia Dell’ Arte” no centro de tratamento de câncer do Hospital e Maternidade São José (HMSJ).

Assistiram a apresentação de 35 a 40 pacientes e funcionários da instituição. A iniciativa faz parte do Projeto Circuito Cultural Ifes – Campus Colatina, que está em fase de formalização e tem o objetivo de levar produções artísticas e culturais produzidas pelos alunos para a comunidade.

A área do hospital que recebeu a apresentação é onde ocorre a quimioterapia dos pacientes, tipo de tratamento em que eles ficam ociosos recebendo a medicação. Optou-se por apresentar apenas 25 minutos do espetáculo (correspondente ao fragmento intitulado "O Peregrino Fiel", que tem como tema o amor). A apresentação contou, ainda, com performances musicais do aluno Carlos Ruy Morais de Menezes.

"A peça foi muito legal, alegrou a nossa manhã. Não deu certo o casamento para o pai (risos) mas assim que foi bom mesmo. E gostei que o amor venceu, assim como temos que vencer no nosso tratamento, seguindo sempre no caminho certo." (José Joventino Disparati, paciente)

O público foi receptivo ao espetáculo, conforme demonstra a paciente Vanda da Silva de Queiroz Ribeiro: "Muito bonita e interessante a apresentação, eu nunca tinha assistido a uma peça teatral. Eles trouxeram alegria para as pessoas que estão assistindo, principalmente durante o tratamento oncológico. Voltem sempre para essa alegria para nós!".

A iniciativa foi combinada com Natália Fadini Assereuy, psicóloga do HMSJ, que acrescenta: "Agradecemos, imensamente, a contribuição desse lindo projeto do Ifes. Proporcionar esses momentos, de forma humanizada no ambiente hospitalar, contribui para minimizar os efeitos aversivos do tratamento amenizando os sintomas de estresse e ansiedade dos pacientes, trazendo alegria e conforto durante o tratamento oncológico."

Abaixo, veja a ficha técnica do espetáculo realizado:

ELENCO:
- Ana Carolina Follador (do curso de Sistemas de Informação)
- Caio Araújo Talarico (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
- Cleidiane Rodrigues de Freitas (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
- Emanuelle Stephany de Oliveira Lages (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
- Fabricio Moraes Cunha (servidor do Ifes - Campus Colatina)
- Leonardo Lizardo (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
- Matheus Torezani (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
PERFORMANCE MUSICAL: Carlos Ruy Morais de Menezes (do curso de Arquitetura e Urbanismo)
DIREÇÃO: Fabricio Moraes Cunha
REALIZAÇÃO: Núcleo de Arte e Cultura / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina.

A apresentação no hospital encerra a etapa Contos da Commedia Dell'Arte do Projeto Circuito Cultural Ifes - Colatina.

Novas iniciativas serão realizadas após a formalização do projeto.

Veja as fotos da apresentação no Hospital São José em nosso Facebook!

Assunto(s): circuitocultural