Página inicial > Notícias > Encceja: entenda como obter a certificação pelo Campus Colatina

Encceja: entenda como obter a certificação pelo Campus Colatina

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 15h40 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 18h46

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) é um exame gratuito e destinado a quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas (ou em mais de uma, mas não todas).

As inscrições para o Encceja 2018 estão abertas e vão até as 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília). A aplicação ocorrerá em 5 de agosto de 2018. Quanto aos que fizeram o Encceja em 2017 e foram classificados para receber a certificação desejada, já podem solicitar junto à instituição certificadora escolhida no ato da inscrição. O Campus Colatina é uma das instituições certificadoras do Encceja.

Veja mais informações conforme o caso:

Fiz o Encceja em 2017. Como obtenho a certificação pelo Ifes?

Somente poderão receber a certificação aqueles candidatos que fizeram essa solicitação na hora de se inscrever no Encceja 2017 e que escolheram o Ifes como Instituição Certificadora. Os inscritos já podem solicitar a certificação diretamente no campus para o qual fizeram o requerimento. Para isso, é necessário ler atentamente ao edital. Confira o edital.

Para conseguir a certificação, é necessário ter obtido no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2017 e, em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ter alcançado nota igual ou superior a 100 pontos e no mínimo 5 pontos na Redação, na mesma edição do exame. Também é necessário ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2017 e não ter concluído o Ensino Médio.
O Ifes tem até 60 dias, para emissão dos certificados, contados a partir do protocolo de solicitação do participante na secretaria do campus.
Saiba mais sobre a emissão da certificação do Encceja 2017 pelos campi do Ifes.

Quero fazer o Encceja 2018. Como proceder para obter, posteriormente, a certificação pelo Ifes?

As inscrições para Encceja 2018 começaram segunda-feira (16/04/2018) e vão até às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília). Entre 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. A aplicação do Encceja Nacional, em todas as unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto. Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Saiba mais sobre o Encceja 2018.

As inscrições para o Encceja 2018 são feitas pelo site enccejanacional.inep.gov.br. No ato da inscrição, o candidato deverá informar a cidade onde deseja realizar a prova e a instituição certificadora, onde poderá pegar o certificado caso seja aprovado na prova. O Ifes - Campus Colatina é uma das instituições certificadoras.

Mais informações podem ser encontradas no site do MEC. Clique e acesse.

Importante: as escritas enceja ou enseja são incorretas.