Página inicial > Notícias > Campus Colatina recebe certificado de registro do INPI

Campus Colatina recebe certificado de registro do INPI

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 18h12 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 18h28

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu aos Instituto Federal do Espírito santo (Ifes) o registro de quatro programas de computador criados por servidores e estudantes da instituição. O despacho de concessão dos registros foi publicado na Revista de Propriedade Industrial do INPI.

Um dos softwares foi desenvolvido pelos membros do Campus Colatina: o PreDim - Software de Pré-Dimensionamento estrutural. Os autores são os estudantes Gustavo Conopca Lievore (Arquitetura e Urbanismo), Jonathan Lourette Schultz e Roberto Mendes Kiefer (ambos de Sistemas de Informação) e os professores Jean Eduardo Glazar (do curso Bacharelado em Sistemas de Informação) e Rodolfo Giacomim Mendes de Andrade (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Saiba mais sobre o software em: col.ifes.edu.br/predim (será necessário realizar um cadastro para acessar).

O certificado garante por 50 anos a propriedade do Ifes sobre os programas. O pedido do registro do software foi feito pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes). O INPI alterou o processo de pedido de registro de programa de computador, de forma a agilizar os processos. Com 12 dias, os pedidos foram concedidos e os certificados foram emitidos.

Com os novos programas registrados, já são 18 registros de software conseguidos pelo Ifes desde 2012, quando a Agifes entrou com o primeiro pedido junto ao INPI. Para os interessados em obter o certificado, a agência recomenda que seja feita, inicialmente, uma busca na página do INPI para verificar se a ideia já foi registrada. A Agifes também se coloca à disposição para auxiliar e tirar dúvidas pelo e-mail agifes@ifes.edu.br.

Os outros softwares certificados foram dos campi Vitória e Serra. Conheça-os em: Ifes recebe quatro certificados de registro do INPI.

(com informações de www.ifes.edu.br)