Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 10h04 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h39

2019 04 04 OBR retangular

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2019. A competição é direcionada aos estudantes matriculados em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e técnico.

A inscrição gratuita é feita pelo professor na página do evento na internet até o dia 17 de maio. São duas as modalidades de disputa: prática e teórica. A disputa teórica, em que é preciso mostrar conhecimentos específicos de robótica em prova realizada diretamente na escola do estudante, terá a primeira fase realizada em 7 de junho e a segunda em 23 de agosto. As provas incluem conteúdo do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica, e são elaboradas por uma comissão de professores.

Há também a modalidade prática, em que grupos de até quatro alunos devem considerar a simulação de um desastre natural e construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas (representadas por bolinhas) e resgatá-las. A cada ano a organização prepara novas pistas e trajetos. As etapas regionais e estaduais ocorrem entre junho e setembro, quando serão selecionadas equipes de nível 1 e 2 para o nacional, que este ano acontece em Rio Grande (RS) entre os dias 22 e 26 de outubro.

A robótica tem um caráter multidisciplinar que beneficia diversas áreas do conhecimento, além de naturalmente promover o trabalho em equipe e a cooperação. A ideia da OBR é convidar os estudantes a se aproximar da arte de desenvolver tecnologia, ao invés de apenas ser usuários dela. A OBR definirá os representantes brasileiros no evento mundial, a RoboCup, cuja edição de 2020 ocorre em Bordeaux, na França.

Acesse a página da OBR e faça sua inscrição

(com informações portal.mec.gov.br)

Assunto(s): robotica