Página inicial > Notícias > Cursos de graduação do Ifes serão avaliados no Enade 2019

Cursos de graduação do Ifes serão avaliados no Enade 2019

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h08 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h08

enade2019

Em 2019, alunos concluintes de cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação e é componente curricular obrigatório. Abrange o questionário do estudante, a prova, o questionário de percepção da prova e o questionário do coordenador de curso.

A partir de segunda-feira (2), os concluintes dos cursos avaliados poderão responder ao questionário do estudante. O questionário é um dos itens utilizados pelo Enade para avaliar o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. São considerados concluintes aqueles que já tenham cumprido mais de 80% da carga horária total do curso.

Nesta edição, farão a prova os estudantes concluintes dos cursos: Agronomia (Campi Itapina e Santa Teresa); Arquitetura e Urbanismo (Campus Colatina); Engenharia de Produção (Campus Cariacica); Engenharia Sanitária e Ambiental (Campus Vitória); Engenharia de Controle e Automação (Campus Serra); Engenharia Elétrica (Campi Guarapari e Vitória); Engenharia Mecânica (Campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Vitória); e Engenharia Metalúrgica (Campus Vitória).

O prazo para responder ao questionário termina no dia 21 de novembro. Os concluintes também deverão realizar a prova, que será aplicada no dia 24 de novembro. O preenchimento completo do questionário do estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade.

Ciclo avaliativo
O ciclo avaliativo desta edição do Enade engloba os cursos de bacharelado em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e áreas afins; bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Neste ciclo são avaliados 15 cursos de graduação do Ifes, com alunos ingressantes e concluintes, mas somente 13 cursos participam da prova, pois já contam com alunos que já cumpriram mais de 80% da carga horária total do curso.

Enade
O Enade é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Saiba mais: http://inep.gov.br/enade.

(Fonte: www.ifes.edu.br)