Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Colatina realiza ação de extensão para formação de professores da rede municipal de ensino
Início do conteúdo da página

Campus Colatina realiza ação de extensão para formação de professores da rede municipal de ensino

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 19h02 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h04

OficinaEE SemedSetembro a

O Campus Colatina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite do dia 30 de setembro de 2019, uma oficina na área de artes para professores da rede municipal de ensino. A formação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristides Freire, Centro de Colatina. Intitulada "Experiência Estética: experimentando a Arte como forma de Educação", a oficina propôs apresentar a importância da arte para uma formação humana mais integral, sensível e crítica e corresponde a uma das ações do projeto de extensão Circuito Cultural Ifes - Campus Colatina. O oficineiro formador foi o servidor Fabricio Moraes Cunha, coordenador do projeto, que comenta "Realizei esta oficina em diversos eventos desde 2015, como a Semana de Arte e Cultura do Campus Colatina. Este ano, fiz adaptações para direcioná-la a docentes, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o potencial formativo da arte. Não se trata de pensar a arte na educação, mas sim em pensar a arte como educação. Um diálogo entre a arte, outras áreas do saber e a própria vida."

A oficina foi apresentada para 17 professores que atuam com os anos iniciais do ensino fundamental, isto é, terceiros, quartos e quintos anos (crianças com, aproximadamente, 8 a 11 anos). A assessora pedagógica da Semed, Claudia Rezende Tardin de Castro, também participou da atividade e comenta que “A formação sobre experiência estética foi, para mim, um momento precioso de trocas, reflexões e aprofundamento desse tema tão importante para a formação docente. Nesta oportunidade, pudemos observar, sentir, refletir, discutir, ouvir e ver o outro em seus gestos, concepções e formas sensíveis de perceber a arte na sociedade e no contexto escolar."

A partir da avaliação dos professores participantes, foi constatado que o conteúdo da oficina ofereceu ideias que podem contribuir com o trabalho em sala de aula, conforme afirma a professora Erbea Maria Barcellos Vivaldo: "Amei a oficina, percebo que estão querendo realmente nos preparar para esta disciplina: Arte. Saio daqui com um novo olhar e com vontade de aprender mais. De buscar novos conhecimentos para auxiliar melhor nossos alunos."

Oficina Experiência Estética

A oficina formativa será ofertada, novamente, para um outro grupo de professores no dia 28/10/2019 que atuam na alfabetização infantil, ou seja, nas turmas de primeiros e segundos anos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Confira mais fotos em nosso Facebook.

Oficina Experiência Estética

 

registrado em:
Assunto(s): circuitocultural

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página