Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para a OBA e MOBFOG 2020

Abertas as inscrições para a OBA e MOBFOG 2020

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 11h44 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h44

DivulgaOBA site

Estão abertas as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Estudantes do Campus Colatina que tiverem interesse em participar devem se inscrever com professor João Mauro até dia 30/03/2020.profjoaomauro

A prova da OBA será aplicada no dia 15 de maio e acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do Ensino Fundamental e um para os estudantes do Ensino Médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica.

Toda escola cadastrada para participar da OBA está, automaticamente, cadastrada para participar também da MOBFOG, uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar obliquamente, o mais distante possível, um foguete feito de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Universidade Paulista (UNIP).

Mais informações e regulamento disponíveis aqui.