Ifes permanecerá com aulas presenciais suspensas até o dia 17 de abril
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) permanecerá com as atividades letivas presenciais suspensas até o próximo dia 17 de abril, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). Isso significa que o retorno às aulas, caso a suspensão não seja novamente prorrogada, será 22 de abril. O novo prazo foi definido nesta quarta-feira (1º), em reunião do Comitê de Crise da Instituição. O grupo tem tomado decisões cautelosas em virtude da possibilidade de mudanças no cenário do Estado e do Brasil em curtos períodos de tempo, a cada 10 ou 15 dias.
O Espírito Santo já alcançou estágio de transmissão comunitária da Covid-19, e com isso entra em alerta vermelho na classificação dos casos de coronavírus.
1) Atendimento ao público
As solicitações aos setores do Campus Colatina deverão ser realizadas por e-mail, podendo ser agendado atendimento presencial conforme a situação.
Confiram, abaixo, os e-mails dos setores do Campus:
Diretorias
Diretoria-Gabinete: gabinete.colatina@ifes.edu.br
Diretoria de Ensino: diren.col@ifes.edu.br
Diretoria de Administração e Planejamento: joelrogerio@ifes.edu.br
Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão: diretoriappge.colatina@ifes.edu.br
Ensino, Pesquisa e Extensão
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (matrículas, histórico, sistema acadêmico, certificados e diplomas, etc.)
Assuntos relacionados aos cursos técnicos/integrados: cracol.tecnico@ifes.edu.br
Assuntos relacionados aos cursos superiores: cracol.superior@ifes.edu.br
Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (assistência social, auxílios estudantis, psicóloga, etc.)
lenabravo@ifes.edu.br, milenabertollo@ifes.edu.br
Coordenadoria de Biblioteca: biblioteca.col@ifes.edu.br
Coordenadoria de Gestão Pedagógica: cgp.col@ifes.edu.br
Coordenadoria Geral de Ensino: monicac@ifes.edu.br
Coordenadoria de Apoio ao Ensino: apoioensino.cl@ifes.edu.br
Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade: mmoreira@ifes.edu.br
Eixo de Gestão e Negócios /Núcleo Comum
Coordenadoria do curso Técnico Integrado em Administração: tecadm.col@ifes.edu.br
Coordenadoria de Administração (superior): adm.col@ifes.edu.br
Eixo de Informática
Coordenadoria do curso Técnico em Informática para a Internet: tipi.col@ifes.edu.br
Coordenadoria do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: tmsi.col@ifes.edu.br
Coordenadoria de Sistema de Informação: bsi.col@ifes.edu.br
Eixo de Infraestrutura
Coordenadoria do curso Técnico em Edificações: tecedif.col@ifes.edu.br
Coordenadoria do curso Técnico Integrado ao Meio Ambiente: tima.col@ifes.edu.br
Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo: baru.col@ifes.edu.br
Outros setores de atendimento ao aluno:
Coordenadoria Ambulatorial: soniavioletti@ifes.edu.br
Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (setor de estágios): estagio.colatina@ifes.edu.br
LETER - Laboratório de Extensão em Tecnologias Educacionais e Robótica: leter.colatina@ifes.edu.br
Núcleo de Incubação de Empreendimentos/LED’S/Extensão: incubadora.col@ifes.edu.br
NAC - Núcleo de Arte e Cultura: nac.colatina@ifes.edu.br
NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas: neabi.colatina@ifes.edu.br
NAPNE - Núcleo de Apoio a Pessoas c/ Necess. Específicas: napne.colatina@ifes.edu.br
Processo de Seleção de Alunos: fabiano@ifes.edu.br
Área Administrativa
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos: cse.colatina@ifes.edu.br
Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira: wasley.ronchetti@ifes.edu.br
Coordenadoria de Contabilidade: angelica.galetti@ifes.edu.br
Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas: cggp.col@ifes.edu.br
Coordenadoria de Licitações e Compras: compras.colatina@ifes.edu.br
Coordenadoria Gestão de Contratos: contratos.colatina@ifes.edu.br
Coordenadoria de Engenharia e Manutenção:
Atendimento ao Estudante e Cidadão (outros assuntos, esclarecimentos e dúvidas em geral): colatina@ifes.edu.br
Atendimento psicológico ao estudante: milenabertollo@ifes.edu.br
2) Atividades de ensino
Empréstimos de livros da Biblioteca terão prazo de devolução prorrogado até a semana de retorno às aulas.
O prazo para entrega de documentos na Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM) para os alunos ingressantes interessados em receber auxílios estudantis serão revistos e divulgados quando as atividades letivas voltarem ao normal.
3) Instrução para solicitação, expedição e retirada de documentos de estudantes do Ifes e demais atendimentos ao público em geral
Os Documentos acadêmicos deverão ser solicitados pelo e-mail divulgado pela coordenadoria de registros acadêmicos de cada campus. No e-mail, o estudante deve informar nome completo, número da matrícula e documento solicitado.
Sobre as solicitações:
a) Histórico parcial e atestado de escolaridade:
O documento solicitado será enviado com assinatura digital para o e-mail do estudante. A CRA emitirá o documento pelo Sistema Acadêmico e depois, cadastrará o documento no Sipac para a inclusão da assinatura digital.
b) Documentos finais:
Apenas em casos de urgência, o campus agendará o dia e horário disponível para retirada do documento na CRA.
c) Outras solicitações dos demais públicos:
O solicitante deverá informar no corpo do e-mail, o nome completo, o documento solicitado e o motivo da solicitação.
d) Solicitações do ENCEJA:
O solicitante deverá informar no corpo do e-mail. O nome completo e o documento solicitado. Em anexo deverá enviar escaneado o requerimento preenchido (conforme previsto nos editais de certificação, disponíveis na página https://www.ifes.edu.br), bem como cópia dos documentos que estão relacionados no próprio requerimento. O prazo para emissão é de 60 dias. Apenas em caso de urgência, o campus agendará o dia e horário disponível para retirada do documento na CRA.
E-mail da Coordenadoria de Registros Acadêmicos – CRA do Campus Colatina
Ensino técnico - cracol.tecnico@ifes.edu.br
Ensino Superior - cracol.superior@ifes.edu.br
3) Outras decisões do Comitê de Crise do dia 01/04/2020.
Comitê decidirá sobre Educação a Distância (EaD)
O Comitê de Crise do Ifes também discutiu sobre possibilidades da utilização de recursos de educação a distância e de tecnologias educacionais como forma de reposição de parte dessas aulas durante o período de isolamento social. Após realizar uma pesquisa com os estudantes, a instituição agora está reunindo informações sobre docentes que já estão aptos para atuarem nessa modalidade.
O Ifes está elaborando uma proposta viável de atuação para este período, que deve ser anunciada após a próxima reunião do Comitê. Conforme já divulgado na última semana, é recomendado que docentes e técnicos administrativos realizem as capacitações específicas para atuação na educação a distância. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/.
Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância. Por isso, é importante que os professores utilizem esse período de suspensão de aulas presenciais para se capacitarem e, na medida do possível, iniciarem o planejamento das aulas e dos recursos educacionais necessários. Nesta proposta, os alunos sem acesso à Internet em suas residências poderão fazer uso nos laboratórios e bibliotecas dos campi.
Pesquisa com estudantes
O resultado preliminar da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os alunos de todos os níveis do Ifes, que teve a participação de 9717 estudantes, demonstra um público bastante heterogêneo no que se refere a acesso à internet, seja por meio de computador ou smartphone.
Também, foi constatado que alguns alunos são favoráveis a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância (51,5%), outros se preocupam com a qualidade dos cursos nesta modalidade e não são favoráveis (31,7%) e ainda, há aqueles que desconhecem a modalidade a distância (16,8%).
Os resultados da pesquisa não são conclusivos para a tomada de decisões. Entretanto, o Ifes continua avaliando todas as possibilidades caso seja necessária a manutenção da suspensão das aulas por um longo período de tempo. A Instituição realizará uma análise estatística da pesquisa e fará a divulgação em breve.
(Com informações de ifes.edu.br)
Redes Sociais