Página inicial > Notícias > Equipe de Ensino publica Carta aos Pais e/ou responsáveis pelos estudantes

Equipe de Ensino publica Carta aos Pais e/ou responsáveis pelos estudantes

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 07h46 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2020, 07h47

A Equipe de Ensino do Campus Colatina, formada por membros da Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar e corpo pedagógico do Campus, publicou hoje, 25/05/2020, uma carta direcionada aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes para tratar sobre a questão do isolamento social e cuidados com a saúde mental nesses tempos de pandemia. A carta será enviada, também, por e-mail e pode ser baixada clicando aqui. Segue a carta:

Carta aos pais e/ou responsáveis pelos estudantesdo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Campus Colatina

Prezados(as),

A pandemia da Covid-19 apresenta a necessidade de um olhar diferente para uma nova realidade. Um dos principais desafios que enfrentamos está relacionado à educação. A suspensão das aulas presenciais não significa estar de férias, mas também não é estar na escola. É uma situação atípica. Por isso, a importância de não nos cobrarmos tanto, de construirmos estratégias e caminhos eficazes, na medida do que for preciso e do que for possível.

Especificamente no Ifes, estamos iniciando as atividades pedagógicas não presenciais (APNP). Essa experiência poderá trazer dificuldades, mas também satisfação, superação e alegria. No início, será comum que os estudantes, assim como vocês, sintam-se preocupados e confusos, pois é muita novidade acontecendo. No entanto, estamos disponíveis para oferecer as informações necessárias e tirar as dúvidas que forem surgindo.

Esse é um momento em que os adolescentes carecem de muita parceria e da compreensão de vocês. Conversem com seu(sua) filho(a) e/ou adolescente pelo(a) qual é responsável. Vejam como ele(a) vai organizar a rotina de estudos. Definam um espaço para estudar. Combinem sobre a rotina da casa, o auxílio nas tarefas domésticas e o horário que ele(a) deverá utilizar para se concentrar e focar nas atividades escolares. Ajudem-no(a) a se concentrar.

Outro tema importante, a ser considerado, é que em tempos de isolamento social, a internet e as redes sociais são utilizadas com mais intensidade. Muitos ganhos temos com as tecnologias digitais, que nos conectam com as pessoas de uma forma que não imaginávamos há alguns anos. Essa conexão pode ser uma grande aliada, pois, pelas telas, podemos nos ver, conversar, trocar ideias, sentimentos, aflições e alegrias. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que continuemos a usar essa tecnologia de maneira saudável, pois crianças e adolescentes, em especial, se encontram entre os grupos mais vulneráveis aos impactos negativos e aos abusos que podem surgir na internet. Por isso orientamos: fiquem atentos!

Estejamos cientes de que, face ao aumento da navegação e exposição dos nossos jovens a uma variedade de locais, aplicativos e plataformas on-line, se criem mais oportunidades para a ocorrência de situações de agressão e abuso, nomeadamente de cyberbullying. O cyberbullying é um comportamento agressivo que visa manipular, prejudicar ou maltratar o outro, de forma repetida e intencional, utilizando, para tal, as tecnologias digitais. Por isso é fundamental, por parte da geração adulta, o desenvolvimento de atitudes de maior sensibilidade, orientação e supervisão, de modo a identificar potenciais comportamentos advindos dessas situações e evitar sua disseminação.

Assim, estejam atentos se seu(sua) filho(a) e/ou o(a) adolescente pelo(a) qual é responsável aparentar um ar triste, ansioso ou preocupado, ou mesmo comportamentos agressivos, em especial após a permanência on-line; manifestar constantes alterações de humor, sinais de nervosismo, dores de cabeça, perturbações do sono e/ou alimentares, entre outras coisas, sem motivos aparentes.

Conversem com ele(a) e busquem entender o que está acontecendo. Se vocês mostrarem empatia pelo que ele(a) sente, ficará mais fácil compreender os motivos do comportamento e maiores serão as chances de ele(a) falar com vocês sobre o que está sentindo.

Lembramos que os estudantes em regime de atividades pedagógicas não presenciais continuam sob o prescrito no Código de Ética e Disciplina do Ifes. Portanto, se souberem de algum caso que fira as normas deste código podem conversar com o coordenador do curso ou com qualquer outro servidor, visando a proteção dos estudantes e o cumprimento das normas institucionais.

As relações por meios digitais nos ajudam muito! Mas também podem ser fontes de sofrimento. Por isso, orientem seu(sua) filhos(a) ou adolescente pelo(a) qual são responsáveis a não acreditar em tudo o que vir! As fotos postadas em redes sociais, normalmente, são as que apresentam cenários perfeitos. É raro ver postagem com as dificuldades do cotidiano. Assim, reflitam com eles(as) que a vida tem oscilações e que as fotos retratam apenas um breve instante. Ajudem-no a não se cobrar tanto e a construir seu próprio caminho, baseado em suas possibilidades e potencialidades, sempre respeitando seus limites!

O que estamos vivendo atualmente é uma nova fase para todos. Devagar vamos aprendendo e construindo formas de lidar com essa realidade.

Descobrindo outras habilidades e estratégias e nos apoiando, sairemos mais fortalecidos.

Gostaríamos de convidá-los a verificarem as postagens no Instagram do nosso campus (@ifescolatinaoficial) com informações sobre esse e outros temas. Em caso de necessidade, entrem em contato com a nossa equipe. No link que segue, estão listados os emails das coordenadorias de curso, assim como os dos outros setores que compõem o Campus Colatina. Estamos à disposição: bit.ly/ifescolatina-atendimento

Atenciosamente,

Equipe de Ensino do Ifes - Campus Colatina