Página inicial > Notícias > Campus Colatina realiza I Semana do Meio Ambiente

Campus Colatina realiza I Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 11h07 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 19h13

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Tabocas, do Campus Colatina, está realizando a I Semana do Meio Ambiente do Ifes - Campus Colatina. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o evento acontecerá de forma totalmente virtual, envolvendo lives, vídeos, desafios e outras atividades durante o mês de junho. Os subtemas desenvolvidos nas lives englobam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030. Saiba mais sobre os ODS.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981, quando se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente", data especial instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil e é realizada na primeira semana de junho.

Confira a programação inicial:

05/06/2020: vídeo de Abertura da I Semana do Meio Ambiente a ser postado no dia 05/06/2020 – Dia Mundial do Meio Ambiente
Realização: Prof. Abrahão Alexandre Alden Elesbon, coordenador do NEA Tabocas - Campus Colatina

09/06/2020: Live pelo Instagram @IfesColatinaOficial
Horário: 15h00
Convidado: Prof. Abrahão Alexandre Alden Elesbon (NEA Tabocas)
Tema: água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima.

16/06/2020: Live pelo Instagram @IfesColatinaOficial
Horário: 15h00
Convidado: Prof. Marcelo Moreira da Silva (NEA Tabocas)
Tema: educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura.

23/06/2020: Live pelo Instagram @IfesColatinaOficial
Horário: 15h00
Convidada: Rosane Rosa Dias (NEABI Colatina e Coletivo Negro Agbára Ayo do Campus Colatina)
Tema: erradicação da pobreza, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes.

30/06/2020: Live pelo Instagram @IfesColatinaOficial
Horário: 15h00
Convidada: Luciane Serrate Pacheco Bacheti (NEA São Mateus)
Tema: igualdade de gênero, energia limpa e acessível, vida terrestre, parcerias e meios de implementação.
ASSISTA PELO YOUTUBE | ASSISTA PELO IGTV

No decorrer do mês, professores proporão outras atividades envolvendo a temática ambiental.

NEA Tabocas propõe o #DesafioJunhoVerde

Como forma de estimular a participação da comunidade do campus, o NEA Tabocas propõe um desafio cultural pelo Instagram. Para participar, siga os passos abaixo:

1. É preciso ser estudante do Campus Colatina para participar;
2. Publique em seu Instagram qualquer manifestação cultural/artística de sua autoria com o tema Meio Ambiente. Pode ser música, poema, desenho, foto inédita com a temática ambiental anterior à pandemia, pintura, perfomance dramática, charge, etc. A postagem pode ser em vídeo, imagem ou texto.
3. Marque #NEATabocas, #DesafioJunhoVerde e @ifescolatinaoficial e poste até o dia 15/06/2020. Lembre de mencionar seu nome completo e turma, para conferência.
4. No dia 17/06/2020, repostaremos os 5 trabalhos que melhor atenderem aos requisitos, mais criativos e coerentes com o tema.
5. No dia 26/06/2020, apuraremos os trabalhos com maior número de curtidas no Instagram do Campus Colatina, sendo que:
- O que tiver mais curtidas, receberá o livro "Diagnóstico Científico do Rio Doce";
- O segundo com maior número e curtidas, receberá uma muda de planta nativa;
- O terceiro colocado, um caderno organizador (planner) do Ifes.

Participe e deixe sua criatividade fluir!

Assunto(s): neatabocas