Egresso do Campus Colatina passa em 9 universidades internacionais e pede ajuda com custos
Gabriel Brandão Scarpati, egresso do Campus Colatina, foi aceito em nove universidades internacionais, sendo oito instituições dos Estados Unidos e uma do Canadá. No final de 2020, Gabriel concluiu o Ensino Médio integrado ao curso Técnico de Edificações. Durante os quatro anos na instituição, o estudante sempre se destacou pelo alto desempenho acadêmico e bom resultado em olimpíadas e competições de Matemática, Fisica, Ciências e Astronomia.
Com mais afinidades com as ciências exatas, a escolha do curso foi natural para o capixaba: "Sempre fui muito curioso e sempre tive vontade de saber como as coisas funcionam, por isso sonho em fazer engenharia nos EUA, pois esta área é muito incentivada lá", descreveu. Determinado a estudar fora do país, Gabriel tinha noção que precisava se preparar muito, já que não é fácil conseguir ser aceito em uma universidade internacional. Então, o estudante conseguiu o valioso apoio de uma antiga professora do Ifes, que colaborou em todo processo. "Ele me convidou para ser sua Counselor, uma espécie de tutora, em seu processo de aplicação pleiteando vagas em universidades americanas e canadenses. Tive o prazer de dar aulas de língua inglesa para o Gabriel em 2018 e 2019. Conheci um garoto tímido, com um inglês que deixava muito a desejar, e hoje vejo um jovem de sucesso, aprovado em vários testes de proficiência da Língua. Alguém que provou que sonhar é preciso e que mesmo começando de baixo é possível atingir o topo", relatou a professora Maria Luiza Fontana Linhalis.
Com esse apoio da educadora e seu mérito, o colatinense conseguiu ser aprovado nas estadunidenses University of South Florida, Illinois Institute of Technology, Worcester Politechnic Institute, Quinnipiac University, University of Southern Mississippi, Mount Union University, Louisiana Tech University, Florida Internacional University e na segunda melhor do Canadá, University of British Columbia. Segundo Gabriel, ele optou pela University of South Florida, nos Estados Unidos.
Ajuda para realizar o sonho
Apesar da alegria pela aprovação, o sonho do estudante capixaba pode estar ameaçado. Com os altos custos para se manter fora do país, Gabriel criou uma vaquinha para conseguir fazer a mudança. Os custos ultrapassam os US$ 25 mil dólares por ano, quase R$ 140 mil reais. Quem quiser ajudar o estudante pode colaborar através de uma vaquinha virtual. Acesse.
(Com informações do Jornal A Gazeta)
Redes Sociais