Usina fotovoltaica do Campus Colatina entra em funcionamento
Em 30/06/2021, a usina fotovoltaica do Campus Colatina entrou em funcionamento com produção efetiva. A usina trará economia de energia elétrica e reduzirá a emissão de CO2 na atmosfera.
Ao todo são 288 painéis solares instalados sobre os telhados de orientação leste das quadras do campus. Os painéis foram divididos em 3 módulos (um para cada quadra) ocupando uma área total de, aproximadamente, 580m2. A energia produzida e não consumida é transmitida integralmente para a rede elétrica da Empresa Luz e Força Santa Maria. Em contrapartida, a concessionária abate a quantidade fornecida dos custos de consumo energético do Campus Colatina.
Conforme informações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, a estimativa de geração de energia desse sistema é de 12.000 kWh por mês. Em condições normais, isso pode representar até 40% de economia na conta de energia do campus. Além disso, a nova tecnologia afeta positivamente outros fatores que influenciam na formação do custo do consumo, como a demanda contratada.
Além da economia, a usina fotovoltaica traz benefícios para o meio ambiente. Em 24 horas de funcionamento, em comparação com as usinas termoelétricas, a nova usina representa a redução de 0,45 toneladas de CO2. Estima-se uma redução de 13 toneladas de emissão de CO2 por mês (algo em torno de 800 árvores plantadas) e economia de 7 toneladas de carvão.
Redes Sociais