Página inicial > Notícias > Aberto processo seletivo para projeto de iniciação científica em Artes

Aberto processo seletivo para projeto de iniciação científica em Artes

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 16h23 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 16h32

Inscrições até dia 26/07/2021

O Campus Colatina está selecionando estudantes para o projeto "Antotipia e Fotograma: Poéticas Visuais Botânicas em Processo Fotográfico Histórico", pesquisa de iniciação científica (PIBIC-JR) em Artes.

O projeto é voltado para a área teórico-prática da fotografia, propõe a investigação e a experimentação de técnicas artesanais da fotografia, por meio da prática híbrida da arte e da química em processos fotográficos históricos.

São 03 vagas, sendo até 02 dessas vagas para bolsistas e 01 vaga como voluntário. Os estudantes selecionados como bolsistas do projeto receberão bolsa no valor mensal de R$100,00. Para participar, o candidato deve ser estudante regularmente matriculado em qualquer curso do ensino médio do Campus Colatina. Só serão aceitas inscrições de estudantes do primeiro ao terceiro ano. As inscrições são por meio de formulário on-line e podem ser feitas até o dia 26 de julho de 2021.

INFORMAÇÕES RESUMIDAS:
Projeto de pesquisa: Antotipia e Fotograma: Poéticas Visuais Botânicas em Processo Fotográfico Histórico
Período de inscrições: 21/07/2021 a 26/07/2021
Período para contratação dos estudantes (termo de compromisso): 27/07/2021 a 31/07/2021
Duração do projeto de pesquisa: 01/08/2021 a 01/08/2022
Inscriçõeshttps://forms.gle/fhFqnxk3bcVqhhN46
Mais informações: Profª Ma. Ana Fehelberg (ana.fehelberg@ifes.edu.br)

O que é Antotipia e Fotograma?

O processo fotográfico de análise que será adotado no projeto é a Antotipia, ou Phytotype, que utiliza emulsão fotossensível de diversas cores, baseada em pigmentos orgânicos, naturais de flores, frutas ou legumes e foi descrito pela primeira vez no ano de 1842, pelo cientista inglês John Frederick William Herschel (1792-1871), e, posteriormente, em 1845, pela cientista escocesa Mary Fairfax Somerville (1780-1872).

Além do processo de impressão fotográfico citado, o projeto de pesquisa propõe a utilização da técnica do Fotograma ou Photogram, conhecida também por Photogenic Drawings (desenhos fotogênicos), inventados por William Henry Fox Talbot (1800-1877), em 1834. Esses processos utilizam impressões por contato direto, ou seja, as fotografias são obtidas sem o auxílio da câmera, por meio da disposição de objetos diretamente sobre o material fotossensível.

A partir dos experimentos fotográficos com emulsões fotossensíveis obtidas por sucos de vegetais, serão realizadas análises cromáticas dos extratos vegetais e análises da longevidade das imagens, resultando num estudo comparativo das propriedades de conservação de tipos diferentes de emulsão. Aliado ao estudo da bioquímica vegetal, serão estimulados processos criativos do campo poético da imagem fotográfica, com o conhecimento e o uso de códigos visuais da técnica do Fotograma. Pretende-se, com o desenvolvimento do projeto, a ampliação do repertório técnico, cultural e artístico dos(as) estudantes pesquisadores(as) do Ensino Médio, proporcionando a construção do repertório de referências visuais e da linguagem fotográfica individual.

imagem antotipia projetoiniciacaocientificaArtes

Antotipia, trabalho da estudante Amanda Midori.