Página inicial > Notícias > Representantes da sociedade definem conceitos de Centro de Inovações do Ifes

Representantes da sociedade definem conceitos de Centro de Inovações do Ifes

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 21h52 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 21h54

Grupo reuniu-se ao longo da última semana para elaborar modelo de negócios para ação nos galpões do IBC

Easy2equipe

O grupo formado por representantes de associações e movimentos empresariais, de instituições públicas, da academia e do terceiro setor concluiu, nesta sexta-feira (20) a Semana de Gestão e Inovação do Ifes. O evento, organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve o objetivo de elaborar a proposta do conceito do Centro de Inovações do Ifes, que será implantado no imóvel dos antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha. As oficinas aconteceram nestas segunda-feira (16) e terça-feira (17). Na sexta-feira, representantes eleitos nas oficinas priorizaram as sugestões dos encontros anteriores e debateram a governança do espaço.

O encerramento contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela, e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo. Jadir agradeceu o esforço dos participantes e ressaltou o papel que o Centro de Inovações terá para a comunidade inovadora capixaba. “Queremos que este espaço seja uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Espírito Santo e as definições que vocẽs construíram aqui é o primeiro passo dessa jornada”, disse.

O empresário e professor Luciano Raizer foi indicado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e também faz parte da Associação Capixaba de Tecnologia (Action). Ele destacou a relevância da iniciativa capitaneada pelo Ifes. “Os Galpões [do IBC] representam um imóvel icônico para o Espírito Santo e a destinação ao Ifes por si só já é muito importante para o Estado. Quando o Ifes chama a sociedade para a discussão, a iniciativa se torna grandiosa. Somos carentes de um protagonismo maior nessa área, pela ausência de um Parque de Inovações, e essa ação do Ifes vem suprir essa demanda de toda a sociedade”, disse.

Para a estudante do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Administração do Campus Guarapari, Letícia de Sá (17), a iniciativa de ouvir representantes da sociedade foi fundamental para garantir a diversidade de pensamentos na elaboração das diretrizes para o Centro de Inovações “A construção coletiva é essencial para o projeto, pois garante o sucesso do projeto”, afirmou. Ela disse que, como representante de movimentos de juventude, procurou pautar um olhar que garantisse a presença dos jovens no espaço. “A inclusão da juventude não é importante apenas para o futuro, mas também para o presente do Centro de Inovações, pois os jovens são multiplicadores de ideias e estão ambientados com as novas tecnologias”, explicou.

André Taveira esteve no evento representando o movimento Vale da Moqueca (VaMo), formado por um grupo de empreendedores capixabas. Segundo ele, o Centro de Inovações tem um grande potencial de alavancar o ecossistema capixaba de inovação e empreendedorismo. “Por ser dentro da cidade, ele pode proporcionar a conexão de pessoas de variados setores, proporcionando muitas convergências e permitindo a atração de talentos para a inovação, bem como favorecendo um ambiente de criatividade, arte, cultura, esporte, e outras ações que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, defendeu.

A coordenação dos trabalhos e a mediação dos encontros foi realizada por uma equipe de docentes das disciplinas ligadas à área de Gestão do Campus Colatina do Ifes. Participam o professor Thiago Chieppe Saquetto e as professoras Allana Matos de Andrade, Cíntia Araújo Espanhol, Izabel Maria Laeber, Joanita Araújo Espanhol, Mauriceia Soares Pratissolli Guzzo e Thereza Christina Ferrari Paiva.

Imagem eventoEasy1

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)