Página inicial > Notícias > Egressa do Campus Colatina vence concurso Monumento Artístico do Centenário de Colatina

Publicado: Segunda, 06 de Setembro de 2021, 14h11 | Última atualização em Segunda, 06 de Setembro de 2021, 18h50

Saiba mais sobre o projeto

Colatina terá um pórtico na entrada na cidade para receber visitantes e moradores! Como parte da celebração do Centenário de Colatina, a Assedic, em parceria com a Prefeitura, promoveu um concurso entre profissionais de engenharia e arquitetura para escolha de um monumento artístico que representasse o município.

O projeto vencedor foi conhecido no dia 1º de setembro, na sede da Prefeitura. A arquiteta colatinense Damares Augusta Munerat, idealizadora do monumento escolhido pela comissão técnica, foi recebida pela prefeito Guerino Balestrassi, pelo diretor presidente da Assedic, Dionisio Boschetti, e pelos secretários municipais.

Damares se formou no curso técnico concomitante em Edificações do Campus Colatina em 2008 e concluiu, em 2012, o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Integradas de Aracruz (FAACZ). A egressa reconhece a influência do Ifes em sua trajetória profissional: "O Ifes foi essencial para a escolha de minha carreira. Eu estava finalizando meu ensino médio no Polivalente de São Silvano e no último semestre pude ingressar no curso concomitante em Edificações. Eu estudava pela manhã no Polivalente e a tarde no Ifes. Foi através do curso realizado no Ifes que decidi que queria ser arquiteta. Foi onde me apaixonei pela minha profissão."

imagem monumento centenario colatina

O pórtico desenvolvido por Damares prevê a construção de duas torres em estrutura metálica, com cobertura abaulada. A primeira torre, de estrutura mais clássica, faz referência à Catedral de Colatina e leva a cor azul da bandeira. A segunda torre, de arquitetura mais contemporânea, representa a estrada de ferro. Já a cobertura, levemente ondulada, ligando as duas torres, faz referência à Ponte Florentino Avidos e a linha abaulada, acima, com iluminação especial, faz uma homenagem ao famoso pôr do sol de Colatina.

Outra curiosidade do portal é que, em referência ao hino municipal, as torres trazem os dizeres “Avante Colatina”, para ser visualizado na entrada, e “Saudade Colatina”, que poderá ser visto no retorno do trajeto.

A vencedora do concurso vai levar o prêmio de R$ 10 mil da Assedic e o projeto passará pela análise técnica da prefeitura e de órgãos federais e estaduais para a sua construção na entrada da cidade, em ponto a ser definido.

imagem2 monumento centenario colatina

Mais fotos podem ser conferidas nas postagens realizadas em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter.

(com informações e fotografias da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Colatina)