Página inicial > Notícias > Veja como está o retorno às atividades presenciais nos campi do Ifes

Veja como está o retorno às atividades presenciais nos campi do Ifes

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 16h31 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 19h00

O Campus Colatina retornou com as aulas presenciais de todas as turmas desde 23 de agosto.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vem implantando desde agosto um modelo de ensino flexível em seus campi, conjugando atividades pedagógicas presenciais e não presenciais para os estudantes. O modelo de ensino foi regulamentado na instituição pela Portaria n.1.191/2021 e implementado a partir da deliberação do Conselho Superior, no final do mês de julho deste ano.

Conforme a decisão do Conselho, os meses de agosto e setembro foram destinados a uma transição, com a priorização de aulas para as turmas finalistas e para as aulas práticas de de campo e de laboratório. A partir de outubro, foi previsto o retorno escalonado dos estudantes. Cada campus definiu a organização da transição, de acordo com o seu calendário acadêmico vigente, e está cuidando da comunicação aos estudantes sobre o passo a passo.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, explica que os calendários não estão unificados, no momento, pois cada campus planejou as atividades, neste período de pandemia, de acordo com suas particularidades. Assim, existem diferenças de datas na retomada das atividades presenciais entre os campi, já que o segundo semestre letivo não teve início no mesmo momento para todos.

“Os nossos cursos têm características diferentes. Alguns têm mais aulas práticas do que outros, e mesmo dentre essas aulas, algumas puderam ser adaptadas e outras não. Isso fez com que alguns cursos pudessem ter mais carga horária ministrada como atividade não presencial, enquanto outros não puderam avançar tanto”, detalhou.

Como estão as aulas presenciais no Campus Colatina

No caso do Campus Colatina, as aulas presenciais retornaram desde setembro de 2020 com as turmas finalistas.

A partir do dia 23 de agosto de 2021, todos os estudantes passaram a frequentar o campus para atividades presenciais.

Todos os protocolos de convivência, higiene e distanciamento para evitar a propagação da COVID-19 estão sendo respeitados.

Data de início prevista do ano letivo de 2022: 07/02/2022.

Desafios desde o início da pandemia

Adriana relembra que o Ifes enfrentou os grandes desafios postos pela pandemia com uma constante avaliação do cenário de forma a reorganizar o ensino da melhor forma possível. “Com o anúncio do estado de calamidade pública e da necessidade de isolamento social, fomos levados à paralisação das atividades letivas, em março de 2020, enquanto estudávamos um formato possível de ser implementado. Regulamentamos as APNPs – Atividades Pedagógicas Não Presenciais, em maio de 2020. Elas foram necessitando de alterações e ajustes para um melhor aproveitamento com o alargamento do período da pandemia”.

No segundo semestre do ano de 2020, os campi iniciaram o atendimento presencial aos alunos finalistas, para que pudessem concluir seus cursos, e foi instituído o período de transição. “O plano mais uma vez ficou prejudicado pelo patamar que a pandemia tomou a partir do mês de março de 2021. Foi necessário suspender as atividades presenciais com as turmas finalistas até o final do mês de julho. Com o avanço da imunização e a estabilização dos casos no Estado, definimos pela transição entre as atividades pedagógicas não presenciais e o retorno presencial durante os meses de agosto e setembro e o retorno gradual e escalonado a partir do mês de outubro, que é a fase em que nos encontramos agora”, explicou a pró-reitora.

Confira no site do Ifes geral como está sendo o retorno às atividades presenciais nos outros campi do Ifes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)