Página inicial > Notícias > Conheça o Programa Águas do Espírito Santo

Conheça o Programa Águas do Espírito Santo

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 09h39 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 10h51

Coleta de Sementes

O programa “Águas do Espírito Santo” tem por objetivo potencializar e subsidiar técnica e cientificamente o gerenciamento, a proteção, a conservação e a revitalização dos recursos hídricos de domínio do Espírito Santo.

Para tanto, pretende-se apoiar os Comitês de Bacias Hidrográficas na coordenação estratégica das ações ambientais voltadas à proteção, à conservação e à revitalização das bacias hidrográficas de domínio estadual e; fornecer suporte técnico e científico para maior efetividade nas ações planejadas, evitando o desperdício de recursos e favorecendo o maior alcance nos resultados esperados.

Foto02 OperacaoArcaDeNoeA rede do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), atualmente composta por 22 campi, atua geograficamente em todas as regiões hidrográficas do estado, tornando-se a instituição com maior potencial estratégico em nível estadual devido à sua localização e com a maior possibilidade de mobilização para alcance das ações propostas voltadas ao gerenciamento de recursos hídricos.

O programa pretende atuar em rede e implantar uma gestão colegiada, atuando de forma multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar, tornando-se o suporte à elaboração, atualização e execução dos cinco instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos propostos pela Lei Federal nº 9.433/97 e pela Lei Estadual nº 10.179/2014: Planos de Recursos Hídricos (meios físico, biótico e antrópico), Sistema de Informações em Recursos Hídricos, Outorga para o uso da água, Enquadramento dos corpos d’água e Cobrança pelo uso da água.

Foto03 RevitalicacaoDaBaciaHidrograficaDoCorregoDaOncaCada projeto a ser vinculado ao programa deverá seguir a metodologia PDCA (Plan – planejar definindo metas e métodos, Do - capacitar e executar as tarefas, Check - verificar os resultados e Act - atuar corretivamente) e estar padronizado conforme exigências do PAEX/PROEX.

Os eixos temáticos a serem inicialmente contemplados serão: sistemas de informações em recursos hídricos, uso racional da água nos meios rural e urbano, conservação de solo e água em áreas produtivas, saneamento básico, monitoramento ambiental, desenvolvimento socioeconômico sustentável, sustentabilidade em ambientes construídos, proteção e conservação de fauna e flora e recuperação de áreas de preservação permanente e reservas legais.

Acesse o sistema SIRH Doce

Confira fotos de algumas ações do programa