Página inicial > Notícias > Relatório de Autoavaliação Institucional 2021 está disponível para consulta

Relatório de Autoavaliação Institucional 2021 está disponível para consulta

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 15h52 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 15h22

Confira as fragilidades apontadas e ações decorrentes.

A Avaliação Institucional é um instrumento que possibilita que estudantes e servidores contribuam para melhorias no Instituto Federal do Espírito Santo. No Ifes, a Avaliação Institucional é organizada pela CPA e Comissões Setoriais de Avaliação de cada campus.

No Campus Colatina, a comissão local de avaliação institucional no ano de 2021 foi definida através da Portaria nº 50 de 18 de Março de 2021 e da Portaria nº 212 de 10 de Agosto de 2021.

O processo da Autoavaliação Institucional 2021 ocorreu no período de 20 de setembro a 30 de outubro, sendo prorrogado até 12 de novembro de 2021.

Com os resultados da pesquisa foi possível elaborar o Relatório da Autoavaliação Institucional de forma a assegurar que as fragilidades detectadas se convertam em ações que visam  melhorias ou replanejamento em ações futuras pela gestão do campus. Dentre os pontos frágeis detectados na avaliação,

Acesse o Relatório da Autoavaliação Institucional 2021.

Principais fragilidades apontadas:

O diagnóstico indicou que a comunidade estudantil sente falta de ações de internacionalização, tais como oferta de oportunidades de intercâmbio e parcerias com instituições estrangeiras bem como realização de eventos internacionais para participação de estudantes e servidores. Com o objetivo de atender a esta demanda, a Reitoria iniciou em 2022 parcerias com Portugal e Colômbia. Além disso, no âmbito do Campus Colatina, em 2021 foi implantado o Núcleo de Relações Internacionais, que terá como objetivo principal a definição de novas estratégias de internacionalização para a nossa unidade.

Em relação à capacitação de servidores, o relatório apontou como fragilidade a oferta de cursos e eventos de formação, especialmente para atividades laborais específicas. Esta fragilidade parece ter relações com as limitações impostas pela pandemia do Coronavírus no período informado, fazendo com que as ofertas dos cursos e eventos fossem, preferencialmente, on-line.

Além disso, constatou-se como fragilidade falta de capacitação (treinamento) para uso de ferramentas tecnológicas oferecidas pela instituição. Para resolver este quesito, a Reitoria, por intermédio do Cefor, desde o ano de 2020 vem desenvolvendo treinamentos específicos e preparando cursos MOOC de autogerenciamento para que servidores possam melhor utilizar as ferramentas.