Página inicial > Notícias > Acompanhe o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes

Acompanhe o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 17h01 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 17h51

Confira as vagas para o Campus Colatina.

As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes está encerrada. Os candidatos devem acompanhar as etapas conforme o CRONOGRAMA disponível na segunda página do edital. O edital está publicado na página do processo seletivo, onde serão publicadas as etapas. Acesse a página do processo seletivo.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou os editais do processo seletivo para cursos técnicos, para começar a estudar no início de 2023. Ao todo, são ofertadas 3.894 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes distribuídas em 22 unidades do Ifes, em 20 municípios do Estado. Dentre estas vagas, o Campus Colatina oferta 144 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As opções de curso são:

- Administração;
- Edificações;
- Informática para Internet;
- Meio Ambiente.

Cada curso oferta 36 vagas, são matutinos e tem duração de 4 anos. Para saber mais sobre cada opção, acesse a opção Cursos de nossa página.

Confira o edital e faça sua inscrição.

As inscrições vão até 7 de outubro e a taxa de inscrição é de R$ 85. Os candidatos poderão solicitar isenção (gratuidade) do pagamento da taxa de inscrição no período de 5 a 23 de setembro.

Quem pode se inscrever e as formas de seleção
Os cursos ofertados pelo Campus Colatina são integrados ao Ensino Médio, ou seja, para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o estudante faz o ensino médio e o ensino técnico de forma integrada no Ifes.

A seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio será por meio de prova, com 40 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A realização da prova está marcada para o dia 6 de novembro, das 14 às 18 horas.

Ação afirmativa (Cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.818 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato com o campus do curso de interesse. Abaixo, segue o contato do Campus Colatina:

E-mail: pstecnico.col@ifes.edu.br
Whatsapp: (27) 3723-1545
* Atendimento de segunda a sexta, exceto feriado, 9h às 15h.

Compartilhe: WhatsApp | Instagram | Facebook | Twitter | TikTok

(com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ifes)