Página inicial > Notícias > Estudantes do ensino médio já podem se inscrever na 15ª Olimpíada de História

Estudantes do ensino médio já podem se inscrever na 15ª Olimpíada de História

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h21 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h27

Inscrições até 27/04/2023 com professor Francesco.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país.

O prazo para se inscrever com desconto segue até 12 de março e, sem desconto, até 27 de abril. Clique aqui.

Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio. Na última edição, em 2022, participaram da ONHB mais de 72 mil pessoas.

A 15ª edição terá início no dia 8 de maio e segue até 17 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas, além de final presencial que ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que não é necessário que os participantes tenham estudado o conteúdo previamente para participar da Olimpíada, pois é oferecido um amplo material de apoio como textos, imagens e mapas que embasam a decisão das equipes na hora de enviar as respostas. Esse modelo assemelha-se ao trabalho realizado por historiadores.

Sobre as fases da Olimpíada de História

As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

INFORMAÇÕES:
- Período de inscrição com desconto – até 12/3
- Escolas públicas: R$ 35,00 (por equipe)
- Escolas particulares: R$ 75,00 (por equipe)
- Período de inscrição sem desconto – até 27/4
- Escolas públicas: R$ 55,00 (por equipe)
- Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe)
- Mais informações em: olimpiadadehistoria.com.br
- Professor responsável pelas inscrições no Campus Colatina: Francesco Suanno Neto (francesco.suanno@ifes.edu.br).

(Artigo com informações da Assessoria de Imprensa da ONHB)