Página inicial > Notícias > Inscrição das chapas para eleições do Conselho Superior vai até quinta-feira (2)

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 14h38 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 14h38

Os titulares farão parte dos colégios eleitorais para escolha dos novos membros.

Começa, nesta quinta-feira (23), o período para inscrição das chapas de estudantes, professores e técnicos administrativos para as eleições dos novos membros do Conselho Superior do Ifes. As inscrições vão até 2 de março e a votação está marcada para o dia 8 de março. As orientações sobre como se inscrever serão divulgadas por cada unidade.

O Conselho Superior é o órgão máximo da instituição, que aprova as diretrizes da instituição, zela pela execução da política educacional, e aprova os planos de desenvolvimento institucional e orçamento, entre outras atribuições. O processo eleitoral deste ano, conforme a Resolução nº 110/2022, trouxe duas novidades: a votação se dará por meio eletrônico, via SIGEleição; e o aumento no número de suplentes (de um para dois) para cada chapa. Acesse o regulamento das eleições para o Conselho Superior do Ifes.

A eleição acontece da seguinte maneira: nas unidades, serão eleitos um titular com um suplente. Esses titulares eleitos nos campi e na Reitoria formarão o colégio eleitoral de cada segmento: docentes, técnicos administrativos e estudantes (discentes). Nos colégios, a eleição passa para a definição dos membros do Conselho Superior com um titular e dois suplentes.

Neste ano, todos os campi elegerão representantes discentes, porém nem todos votarão para técnicos administrativos e docentes. Veja abaixo:

- Eleição de representantes do corpo discente: Todos os campi

- Eleição de representantes do corpo docente: Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Viana, Vitória.

Não é necessário eleição caso, no mínimo, um dos membros da chapa esteja no campus: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cefor, Montanha, Nova Venécia, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória.

- Eleição de representantes do corpo técnico-administrativo: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Reitoria, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vitória.

Não é necessário eleição caso, no mínimo, um dos membros da chapa esteja no campus: Cefor, Centro-Serrano, Montanha, Serra e Vila Velha.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)