Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes promove capacitação para gestores sobre segurança no ambiente escolar
Início do conteúdo da página

Ifes promove capacitação para gestores sobre segurança no ambiente escolar

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 11h43 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 11h43

Treinamento é uma das medidas para o desenvolvimento de programas de enfrentamento da crise de insegurança nas escolas.

Em face dos eventos violentos recentes ocorridos em instituições educacionais em todo o país, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoveu, nesta terça-feira (18), capacitação sobre segurança no ambiente escolar. O treinamento reuniu os gestores do Ifes e servidores dos campi, Cefor e Reitoria.

A capacitação foi uma demanda do Fórum de Diretores-Gerais do Ifes, após o ataque a escolas de Aracruz, que aconteceu em dezembro de 2022. Por essa razão, o Campus Aracruz foi escolhido para sediar o evento, de acordo com o diretor do campus e presidente do fórum, Leandro Bitti.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, destacou que a capacitação tem como objetivo preparar o Instituto para se organizar internamente para trabalhar a questão. "A ideia é entender o problema, a natureza da situação, para depois elaborarmos documentos e protocolos de ação", explicou.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, reforçou que o foco da instituição é promover a cultura da paz, no sentido de trabalhar questões como respeito, tolerância e inclusão. No entanto, o contexto atual demanda atenção com o intuito de manter a segurança de estudantes, servidores e colaboradores da instituição. "Embora não exista qualquer indicativo de insegurança no Ifes, trabalhamos para a implementação de protocolos alinhados com as diretrizes dos governos federal e estadual", explica.

"Num primeiro momento, montamos um comitê de crise na instituição para tratar do tema e informar rapidamente a comunidade sobre os fatos, em meio às fake news que estavam circulando nas redes sociais na semana passada", contou. Além disso, em toda a instituição houve um reforço das medidas de segurança já existentes, como o controle de acesso nas unidades do Ifes, com identificação obrigatória para visitantes e cadastramento de veículos que estacionam no interior das unidades; além da presença de vigilantes nos portões de acesso.

A capacitação é uma das ações realizadas pela instituição e "o objetivo é que tenhamos desdobramentos dessa capacitação em todas as unidades para para ampliarmos os debates e o rol de pessoas capacitadas, de forma a entendermos que o melhor caminho é o da cultura da paz, mas ao mesmo tempo promovermos o treinamento para que possamos estar melhor preparados para situações adversas, caso ocorram”, afirma Jadir.

O reitor lembrou ainda algumas iniciativas já em andamento, como a adesão à campanha do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que visa fortalecer a cultura da paz e será lançada no dia 28 de abril.

"Também estamos em contato com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para trabalharmos juntos em ações com foco na prevenção a ataques violentos no ambiente escolar", destacou. A Reitoria também vai articular reunião com a Sedu e a Secretaria de Estado de Segurança Pública para tratar de ações para o enfrentamento da violência em instituições educacionais. No âmbito dos campi, muitos já estão em articulação com as forças policiais locais para reforço na segurança do entorno das unidades.

Ações do Governo Federal
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, direcionada para a comunidade escolar. O material, elaborado pelo MEC, está disponibilizado, em formato digital, para todos os gestores e servirá de base para o desenvolvimento dos protocolos de segurança no Ifes.

E o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura e que teve início na última quinta-feira (6) e é coordenada pelo Governo Federal. As orientações para essas denúncias estão no link: www.mj.gov.br/escolasegura. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Educação, Paz e Respeito

O Ifes reitera seu compromisso com a educação e a formação humana e cidadã de seus estudantes, promovendo ações de inclusão e respeito à diversidade. Dessa forma, a instituição não tolera nenhum tipo de apologia à violência, ameaças e nenhum outro tipo de discriminação.

Todas as condutas que ferem os princípios da convivência em sociedade devem, urgentemente, ser comunicadas à gestão dos campi do Ifes para que sejam tomadas medidas necessárias com rigor da lei.

Os canais de denúncia também estão disponíveis para contribuir para um ambiente seguro nas nossas unidades, além das medidas realizadas de reforço na segurança.

Denuncie:

Polícia Militar: 190
É o contato mais adequado em situações de potencial risco à vida e de urgência e emergência. Deve ser acionado quando a ocorrência ainda estiver em curso ou acabou de acontecer, demandando que a Polícia Militar vá ao local urgentemente para atendê-la.

Disque Denúncia: 181
De natureza investigativa e com possibilidade de contato via internet (disquedenuncia181.es.gov.br), tem como finalidade principal a identificação dos possíveis autores ou objetos envolvidos em crime. Esse canal serve como uma forma de denunciar e auxiliar no esclarecimento de atos ilícitos que atentem contra a segurança.

Escola Segura - Ministério da Justiça e Segurança Pública: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura
Canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Canais institucionais:

Ouvidoria do Ifes:
Sistema Fala.br: falabr.cgu.gov.br
É um canal on-line integrado para encaminhamento de denúncias e outros tipos de manifestações (acesso a informação, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. Acesse o Guia do Denunciante.
E-mail: ouvidoria@ifes.edu.br

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

 

registrado em:

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página