Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes podem cursar graduação no Instituto Politécnico de Bragança

Estudantes do Ifes podem cursar graduação no Instituto Politécnico de Bragança

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h33 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h36

Edital oferece 20 vagas para alunos concluintes de cursos técnicos integrados.

A Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) divulgou edital para seleção de estudantes para fazer a graduação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O processo seletivo é destinado aos alunos que estejam concluindo cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Ifes no ano de 2023.

As inscrições deverão ser realizadas até 29 de dezembro, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail ipbselecaoem2023@ifes.edu.br. Para se inscrever, o candidato deve ter sido aluno do Ifes no ano letivo 2023 na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio; ter concluído o Ensino Médio e o Técnico até o fim do ano letivo de 2023; e possuir nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pontuação superior a 600, obtida através de qualquer exame realizado entre os anos de 2021 e 2023.

O edital faz parte das ações empreendidas pelo convênio de cooperação internacional entre as instituições, com o objetivo de oportunizar aos discentes concluintes dos cursos técnicos do Ifes o ingresso nas graduações no IPB. As despesas com matrícula e anuidade do IPB, passagens aéreas, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte brasileiro, obtenção de visto português, despesas com moradia e alimentação em Bragança, entre outras despesas, serão de responsabilidade dos estudantes.

O IPB disponibiliza um total de 20 vagas, sendo duas vagas para cada um dos seguintes cursos: Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Zootécnica; Engenharia e Gestão Industrial; Biologia e Biotecnologia; e Gestão e Administração Pública. O início das aulas está previsto para setembro de 2024.

A seleção dos candidatos será realizada pela Arinter que classificará os candidatos pela ordem decrescente da nota final (média) obtida no Enem do ano selecionado pelo estudante. O Ifes, por meio da Arinter, será responsável pela recepção dos documentos exigidos pelo edital e posterior encaminhamento dos processos de candidatura dos seus estudantes para o IPB. A divulgação dos resultados será no dia 23 de fevereiro de 2024.

Acesse o Edital 06/2023.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

Assunto(s): nriifescolatina