Página inicial > Notícias > Olimpíada de Matemática divulga lista de premiados da 18ª edição

Olimpíada de Matemática divulga lista de premiados da 18ª edição

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 11h50 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 11h52

Confira os estudantes do Campus Colatina que se destacaram.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou nesta quarta-feira, 20/12/2023, a lista de premiados de sua 18ª edição. Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Os estudantes do Campus Colatina que se destacaram na competição foram:

Medalha Nacional:

Prata:
LUIZ EDUARDO BRAVIN - Turma M15.

Bronze:
MARIA CLARA PEREIRA DE SOUZA - Turma M12;
LORENZO SCHIMITH BERGHER SURLO - Turma M12.

Menções Honrosas:
BERNARDO SCHIMEDEL RAIMUNDO - Turma M10;
OCTAVIO PEREIRA LOPES - Turma M01;
LISANIA SOARES MIRANDA - Turma M13;
JABEZ LOPES DUARTE - Turma M14;
ITALO DA SILVA CORONA - M09; VICTORIA DA SILVA STERQUIM - Turma M09;
JULIANO MONTEIRO GONÇAVES - Turma M08.

Medalha Regional:

Ouro:
LUIZ EDUARDO BRAVIN - Turma M15.

Prata:
LORENZO SCHIMITH BERGHER SURLO - Turma M12;
MARIA CLARA PEREIRA DE SOUZA - Turma M12.

Bronze:
BERNARDO SCHMEDEL RAYMUNDO - Turma M10;
JABEZ LOPES DUARTE - Turma M14;
JULIANO MONTEIRO GONÇALVES - Turma M08;
LISANIA SOARES MIRANDA - Turma M13.

Confira a lista completa de premiados no site da OBMEP obmep.org.br

A novidade da 18ª edição ficou por conta do aumento no número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais.

As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.

(Fonte: obmep.org.br)