Página inicial > Notícias > Agifes abre inscrições para mentorias em propriedade intelectual

Agifes abre inscrições para mentorias em propriedade intelectual

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 13h03 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 13h14

Inscrições gratuitas e em fluxo contínuo.

A Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está com inscrições abertas para o Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual (PMPI) de 2024. Havendo prazo de fluxo contínuo, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do formulário: bit.ly/PMPI-Agifes.

A mentoria destina-se às equipes de até cinco pessoas ou individual, formada por pesquisadores, servidores, alunos ou empreendedores incubados no Ifes, sendo necessário que pelo menos um membro do grupo, tenha feito ou esteja cursando o “Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica”, promovido pelo INPI ou já possua conhecimento prévio em propriedade intelectual. Durante o programa, os mentorandos deverão definir as expectativas, objetivos e metas para o desenho do “Plano de Trabalho”.

O Programa de Mentorias é recomendado para grupos de pesquisas; pesquisadores que já possuem algum registro de propriedade intelectual (PI) e buscam aprimorá-lo; alunos que estão em pesquisa Pibic e Pibit, TCCs e dissertações, às quais o trabalho de conclusão tem potencial para registrar PI; e público interno do Ifes (estudantes, servidores, incubados) que possuam trabalhos tecnológicos com grau de novidade e aplicação industrial.

Dúvidas sobre o PMPI devem ser encaminhadas para o e-mail: agifes@ifes.edu.br.

Conhecimento Básico
O INPI oferece o curso de nivelamento “Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica” para aqueles que possuem interesse na mentoria de propriedade intelectual, mas que ainda não tem conhecimentos prévios sobre o assunto. O objetivo do curso é capacitar profissionais de empresas e Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) atuantes em negócios de base tecnológica na temática da propriedade intelectual, em especial no campo das patentes.

O curso é gratuito e tem carga horária de 20 horas, sendo ministrado à distância, de modo assíncrono e conta com certificação para os alunos que realizarem as atividades propostas e obtiverem a nota mínima necessária no Exame Final.

Acesse os cursos ofertados pelo INPI.

Sobre o PMPI
O Programa de Mentoria em Propriedade Intelectual (PMPI) tem o objetivo de fomentar a ampliação do uso do sistema de propriedade intelectual por parte das empresas e ICTs mentoradas, visando apoiar o processo de identificação de novos pedidos de PI no Brasil, por meio da oferta de um pacote de formação e orientação voltado para aqueles que precisam de suporte, ajudando a atenuar os possíveis riscos da inovação.

Inscreva-se.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

Assunto(s): incubadora