Página inicial > Notícias > Campi do Ifes assinam acordos para dupla diplomação em instituição portuguesa

Campi do Ifes assinam acordos para dupla diplomação em instituição portuguesa

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 13h18 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 13h27

Programa abrangerá bacharelados em Administração de seis campi e em Agronomia, do Campus Itapina.

Seis campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assinaram acordos de cooperação com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal. O acordo prevê a participação dos alunos dos campi Barra de São Francisco, Centro-Serrano, Colatina, Itapina, Linhares e Venda Nova do Imigrante em programa de dupla diplomação.

O acordo envolve o bacharelado em Administração dos campi Barra de São Francisco, Centro-Serrano, Colatina, Linhares e Venda Nova do Imigrante, além da graduação em Agronomia, do Campus Itapina. A seleção dos estudantes será feita por meio de editais próprios dos campi. Os selecionados do curso de Administração cursarão o Mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas no IPP. Para o curso de Agronomia, do Campus Itapina, a dupla diplomação será no Mestrado em Agricultura Sustentável.

O Campus Barra de São Francisco já lançou seu edital de seleção para o programa. A duração do período de mobilidade internacional para a dupla diplomação será de um ano, considerando o período de setembro de 2024 a setembro de 2025. As inscrições vão de 1º a 10 de abril. No caso do Campus Colatina, o edital será lançado em breve através do Núcleo de Relações Institucionais do campus, que pode ser consultado pelo e-mail nri.colatina@ifes.edu.br.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Ifes, Nágila Moraes, os trabalhos para estabelecer acordos de cooperação internacional com instituições portuguesas começaram em outubro de 2023, a partir da visita dos diretores-gerais a Portugal. Os acordos, além de prever mobilidade de curta duração e pesquisas em conjunto, também incluíram a oportunidade de dupla diplomação, tanto para os alunos do Ifes quanto para os alunos portugueses. “Como resultado dessa missão, já temos acordos e planos de trabalho com as seguintes instituições portuguesas: Politécnico do Porto, Politécnico de Coimbra, Politécnico de Bragança, Politécnico de Viseu, Politécnico de Viana do Castelo, Politécnico de Portalegre e Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro”, destaca Nágila.

Dupla diplomação
A dupla diplomação concede ao estudante, simultaneamente, um título da instituição de origem e um título da instituição anfitriã que lhe permite o reconhecimento da habilitação académica em qualquer um dos países. Depois de um ano, o aluno conclui sua dissertação do mestrado, que valerá também como Trabalho de Conclusão de Curso para o bacharelado, e recebe tanto o diploma de bacharel quanto de mestre.

Em relação à dupla diplomação, o Ifes já conta com acordo entre o Campus Vila Velha e o Politécnico de Bragança para Engenharia Química; e entre o Campus Ibatiba e o Politécnico de Portalegre para Engenharia Ambiental. Ao concluir seus estudos no exterior, os alunos da instituição terão diplomas de ambos os cursos.

Os projetos de dupla diplomação assentam no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações, nomeadamente através dos processos de avaliação e acreditação externos em Portugal, por meio da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Agência A3ES), e no Brasil, através do Ministério da Educação (MEC).

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

ATUALIZAÇÃO DE 16/04/2024: publicado edital para seleção dos estudantes pela Arinter. Acesse.

Assunto(s): NRIIfesColatina