Página inicial > Notícias > Professores do Campus Colatina Publicam Livro sobre Área Propedêutica no Ifes

Professores do Campus Colatina Publicam Livro sobre Área Propedêutica no Ifes

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h37 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h51

A obra já está disponível gratuitamente pela internet.

capalivroprofessoresnucleocomum2024c

Colatina, 25 de junho de 2024 - Professores do Núcleo Comum do Campus Colatina lançaram o livro "A Área Propedêutica no Ifes: Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus Colatina", disponível para download gratuito. Publicada pela Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Edifes), a obra foi organizada pelos docentes Adriano Lulio, Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga, Fernando Alexandre Furtado dos Reis e Silvana Goldner Moreira.

Composto por nove capítulos, o livro explora diversas iniciativas pedagógicas, científicas e de extensão desenvolvidas no campus. Os capítulos incluem:

1. O teatro como recurso pedagógico nas aulas - Jamille Locatelli
  2. Projeto café científico - Denimar Possa, Guilherme Pires Dalmaschio, Mirella Guedes Lima de Castro, Ruan Managna Vasconcellos e Silvana Goldner Moreira
  3. O júri simulado a serviço da construção filosófica, sociológica e jurídica do cidadão - Danielle Braun Calavotte Cozer e Fernando Alexandre Furtado dos Reis
  4. Explorando espaços não formais de educação - Marcelo Moreira da Silva, Mirella Guedes Lima de Castro e Rita de Cássia Dias
  5. Pesquisa de atividades experimentais - Silvana Goldner Moreira
  6. O ensino de conceitos de eletrodinâmica por meio do laboratório investigativo - João Mauro da Silva Júnior
  7. Poéticas visuais em antotipia - Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga
  8. O ensino de inglês por meio de um curso de formação inicial e continuada (FIC) a distância - Adriano Lulio e João Ricardo da Silva Meireles
  9. Alunos com necessidades educacionais especiais - José Francisco Figueiredo Paiva

"A Área Propedêutica no Ifes: Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus Colatina" oferece uma visão aprofundada sobre a importância da área propedêutica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Colatina. O livro também celebra os 30 anos de existência do campus, inaugurado em 13 de março de 1993 como Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES) – Unidade de Ensino Descentralizada de Colatina (UnED). Em 1999, a instituição foi renomeada para Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFET-ES), e, em 2008, adotou seu nome atual.

Para interessados em acessar a obra, o download está disponível através do Repositório Institucional do Ifes ou pelo GPBooks.