Página inicial > Notícias > Processo seletivo do Ifes oferta mais de 4 mil vagas em cursos técnicos

Processo seletivo do Ifes oferta mais de 4 mil vagas em cursos técnicos

Publicado: Domingo, 04 de Agosto de 2024, 19h00 | Última atualização em Sábado, 24 de Agosto de 2024, 12h36

Inscrições de 05/08/2024 até 13/09/2024.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta 4.117 vagas em cursos técnicos integrados (Edital 53/2024) e técnicos concomitantes e subsequentes (Edital 54/2024). A seleção é para ingresso no 1º semestre de 2025, com oportunidades em 22 campi do Ifes em todo o estado. Os editais estão publicados em: ifes.edu.br/2025.

Quais cursos serão oferecidos em Colatina?

Em Colatina, os cursos serão oferecidos pelas duas unidades do Ifes na cidade: o Campus Colatina e o Campus Itapina.

Os cursos ofertados pelo Ifes – Campus Colatina são:
- Administração (Integrado) - Matutino: 36 vagas
- Edificações (Integrado) - Matutino: 36 vagas
- Informática para Internet (Integrado) - Matutino: 36 vagas
- Meio Ambiente (Integrado) - Matutino: 36 vagas
- Segurança do Trabalho (Subsequente) - Noturno: 32 vagas

Informações como a descrição do curso, o perfil do profissional egresso e a matriz curricular podem ser conferidas em colatina.ifes.edu.br/cursos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pstecnico.col@ifes.edu.br ou pelo telefone (27)3723-1545 (ligação somente em dias úteis das 9h às 15h).

Os cursos ofertados pelo Ifes – Campus Itapina são:
- Agropecuária (Integrado) - Integral: 144 vagas
- Agropecuária (Subsequente) - Integral: 40 vagas
- Alimentos (Integrado) - Integral: 36 vagas
- Zootecnia (Integrado) - Integral: 72 vagas

Informações como a descrição do curso, o perfil do profissional egresso e a matriz curricular podem ser conferidas em itapina.ifes.edu.br/cursos. Dúvidas podem ser esclarecidas peloe-mail pstecnico.ita@ifes.edu.br ou pelo telefone (27)3191-0966 (ligação e WhatsApp, somente em dias úteis, de 8h às 15h).

Como faço minha inscrição?

As inscrições são pela página ifes.edu.br/2025 de 05/08/2024 até 13/09/2024 . A taxa de inscrição para o PS 53/2024 (Técnicos Integrados) é no valor de R$ 85. Para o PS 54/2024 (Técnicos Concomitantes e Subsequentes), o valor da taxa é de R$ 65.

Os candidatos que desejem pedir a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição devem estar atentos ao prazo: de 5 a 30 de agosto. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.

Quem pode se inscrever?

Os técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.

Os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo o curso técnico no Ifes. Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o Ensino Médio e pretende fazer apenas o curso técnico no Ifes.

Como será a forma de seleção?

A seleção para os cursos técnicos integrados (Edital 53/2024) será com prova objetiva, com 40 questões. A prova será realizada no dia 20 de outubro.

O processo de seleção para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes (Edital 54/2024) será por análise de histórico.

Cotas

As cotas são chamadas de Ações Afirmativas (AA) e têm subdivisões de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiência. A legislação vigente prevê a reserva de vagas para ações afirmativas (cotas). As pessoas candidatas inscritas em vagas de cota concorrem primeiro para as vagas da ampla concorrência. Se não conseguirem a nota necessária, então concorrem nas vagas de cotas.

Acesse os editais.

Confira a lista de cursos oferecidos em cada campus no site do Ifes geral. Acesse.

Compartilhe: Instagram | Facebook | X | Threads | WhatsApp

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ifes)