Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas em editais do Programa de Iniciação Científica do Ifes
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas em editais do Programa de Iniciação Científica do Ifes

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 12h39 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 12h39

Pesquisadores podem se inscrever até o dia 31 de março.

Estão abertas as inscrições para os editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) do Ifes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março de 2025. Os editais estão publicados no Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq) e podem ser acessados em: prppg.ifes.edu.br/editais.

Os programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Iniciação Científica para estudantes do ensino técnico de nível médio (Pibic-Jr) permanecem agrupados um único edital, como já vem sendo feito nos últimos dois anos. O pesquisador deverá escolher em qual modalidade quer concorrer com o plano de trabalho. Além disso, o pesquisador também deverá avaliar qual é o melhor edital para participar, de acordo com o seu perfil.

O edital PRPPG 03/2025 é voltado para a inserção de novos pesquisadores na pesquisa, fomentando a participação daqueles que ainda não foram contemplados com bolsas do programa, ou que tiveram até três bolsas nos últimos cinco anos. O número máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter varia de acordo com a modalidade. São no máximo dois planos de trabalho para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti; e até quatro planos de trabalho diferentes e independentes para Pibic-Jr/Pivic-Jr.

Já o edital PRPPG 04/2025 é voltado para consolidação dos pesquisadores que já participam ativamente do programa e que poderão receber bolsas de agências de fomento externo, como Fapes e CNPq, além do próprio Ifes. Para cada modalidade do edital, há um quantitativo máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter. Para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti o número máximo é de quatro planos de trabalho diferentes e independentes; no caso do Pibic-Jr/Pivic-Jr, são até seis planos.

Em ambos os editais, a alteração mais significativa diz respeito à pontuação atribuída aos artigos publicados pelos pesquisadores. A partir deste ano, as maiores pontuações serão em função da classificação das revistas científicas indexadas nas bases de dados Web of Science e Scopus. Artigos que não se encontram nestas bases também recebem pontuação.

Os editais do Picti têm o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Os trabalhos de pesquisa deverão ser desenvolvidos por estudantes do Ifes, ao longo de doze meses, iniciando em setembro de 2025.

Confira os editais completos em: prppg.ifes.edu.br/editais.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

registrado em:

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página