Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Processo eleitoral para escolha de novos membros do Conselho Superior é iniciado
Início do conteúdo da página

Processo eleitoral para escolha de novos membros do Conselho Superior é iniciado

Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2025, 19h53 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2025, 19h57

Inscrições a partir de 01/09.

Foi iniciado o processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. O Conselho é o órgão máximo da instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; entre outas atribuições.

As normas de todo o processo eleitoral foram definidas pela Resolução CS 110/2022. 

Haverá votação para representantes dos estudantes, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da instituição. A primeira etapa será feita no dia 18 de agosto, com a formação da comissão eleitoral de cada campus, que é responsável por organizar a eleição. O regulamento será divulgado pelas comissões locais entre os dias 25 e 28 de agosto. A inscrição das chapas está prevista para acontecer entre 1º e 5 de setembro.

Chapas

As chapas devem ser formadas por dois membros de um mesmo segmento – docente, técnico administrativo e estudante. Um será o titular e o outro, suplente. As chapas serão votadas entre os membros do próprio segmento, e aquelas eleitas formarão os Colégios Eleitorais. Na fase final do processo eleitoral, cada Colégio elegerá os cinco titulares e cinco suplentes que serão efetivamente membros do Conselho Superior, com mandato de dois anos.

O número de chapas que podem ser escolhidas por cada votante varia de acordo com o campus, pois está ligada ao número de estudantes que o local possui. Para cada mil alunos do campus ou fração, pode ser escolhida uma chapa por segmento. Por exemplo, um local que tenha 1.500 alunos elegerá duas chapas de discentes, duas de docentes e duas de técnicos administrativos. Para a Reitoria do Instituto, ficou definido que será eleita uma chapa de servidores técnico-administrativos.

Os Colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois. É por esse motivo que não serão renovados todos os membros ao mesmo tempo, neste processo, já que alguns dos campi do Instituto ainda têm membros em Colégios válidos.

Veja o cronograma do processo eleitoral.

Confira abaixo os representantes por segmento que serão eleitos neste processo:

Estudantes: eleições para todos os campi

Corpo Docente: eleições em Aracruz, Barra de São Francisco, Cefor Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Viana, Vitória, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha

Não é necessário eleição caso, no mínimo, um dos membros da chapa esteja no campus: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Centro Serrano, Linhares, Piúma e Cariacica

Corpo Técnico-administrativo: eleições em Alegre, Aracruz, Cariacica, Cefor, Centro Serrano, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Presidente Kennedy, Reitoria, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vitória e Vila Velha

Não é necessário eleição caso, ao menos, um dos membros da chapa esteja no campus: Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Montanha e Nova Venécia.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes)

registrado em:

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página