Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

FAQs - APNP

Foi aprovada em 06 de maio de 2020, por meio da Resolução do Conselho Superior n.1. Acesse a resolução.

O início das APNP está previsto para o dia 25 de maio de 2020.

Sim. O início das APNP será divulgado em todas as mídias sociais do Ifes - Campus Colatina. Os estudantes receberão o Plano Quinzenal das APNP, por meio digital ou físico, bem como os materiais necessários para a realização das atividades pedagógicas não presenciais propostas, em até 48 horas antes do início de sua execução.

Sim. Verifique se seus dados cadastrais estão atualizados no Sistema Acadêmico e, principalmente, se o e-mail cadastrado está correto. Você pode pedir atualização pelo próprio Sistema Acadêmico, por meio do ícone "Pedido de Alteração de Dados Cadastrais". Além, disso poderá se preparar para os estudos, reorganizando sua nova rotina e separando os materiais que serão necessários, como livros didáticos e suas anotações.

Você deve acessar o Q-Acadêmico por meio da página do Ifes, em “Acesso a Sistemas” ou clique no link: https://academico.ifes.edu.br/. Depois, siga as orientações:

1) Clique em “Aluno” e insira o login e a senha.

2) Prossiga clicando no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

3) Faça as alterações e clique no botão "Enviar".

4) Os dados não serão alterados imediatamente. É necessário que um dos gerentes autorize as alterações, por isso, aguarde a alteração.

Se você tem acesso à internet, acesse o Moodle para iniciar os estudos.

Se você não tem acesso à internet, precisará de outro recurso.

Entre em contato com o coordenador ou a pedagoga do seu curso. Veja os e-mails no link: https://colatina.ifes.edu.br/noticiasdocampus/17074-atentimento-ao-publico

Pelo endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br

Identificação de usuário: número de matrícula
Senha: Mud@r123

Utilize o recurso de recuperação de senha. Clique no botão “Perdeu a senha?”. Em seguida, informe o seu número de matrícula no campo “identificação do usuário”. Clique na opção "buscar". Em seguida, você receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha.

Imagem01 FAQ

Você deve acessar o Q-Acadêmico pelo link: https://academico.ifes.edu.br e, em seguida, clicar em “Aluno”. Entre com o login e a senha e clique no ícone "Pedido de Alteração de Dados Cadastrais". No campo e-mail faça a correção e, em seguida, clique no botão "Enviar". Os dados não serão alterados imediatamente. É necessário que um dos gerentes autorize as alterações, por isso, aguarde o processo.

Sim. O aplicativo oficial da plataforma Moodle para Android e iOS é o “Moodle Mobile”. Este aplicativo está conectado ao Moodle e disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/.

No momento do download, será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br.

Para saber mais sobre o Moodle Mobile, acesse: https://colatina.ifes.edu.br/101/2-uncategorised/17100-conheca-o-moodle-mobile

A avaliação de rendimento em cada componente curricular, durante a adoção de atividades pedagógicas não presenciais, será realizada a partir de instrumentos avaliativos diversificados que estarão descritos do Plano Quinzenal disponibilizado pelo seu professor.

Não. O processo de avaliação da aprendizagem deverá considerar: a atual situação de isolamento social ocasionada pela pandemia do Covid-19, o conteúdo disponibilizado no período e o previsto na Resolução nº 01/2020.

As avaliações, para este período de isolamento social, devem ser planejadas pelo docente junto com a Coordenadoria de Curso e a Gestão Pedagógica, sendo proporcionais aos conteúdos trabalhados, ou seja, um componente curricular que oferte 20% de carga horária de ensino em atividades pedagógicas não presenciais poderá atribuir até 20% da pontuação que ainda não foi distribuída.

O registro de participação dos discentes será inferido a partir da realização das atividades entregues - por meio digital durante o período de suspensão das aulas presenciais ou ao final com apresentação digital ou física.

Sim. Fique atento aos prazos estabelecidos no Plano Quinzenal das APNP que será disponibilizado pelo seu professor.

Para os alunos com necessidades específicas, o docente, junto com a equipe do Napne, a Gestão Pedagógica e o coordenador de curso, deverá adequar o Plano de Ensino Individualizado (PEI), evidenciando as adaptações curriculares necessárias para a produção do material didático, além da adequar o cronograma de datas para realização e entrega das atividades pedagógicas não presenciais.

Será assegurado aos alunos momentos de recuperação paralela durante o período de vigência das APNP ou no retorno das atividades presenciais. A forma será definida no decorrer do período letivo.

Sim. Você deve atualizar seus dados por meio do Sistema Acadêmico.

Saiba como atualizar os dados no Sistema Acadêmico no tópico: Como solicitar atualização dos meus dados cadastrais no Sistema Acadêmico?

Sim. Por meio do aplicativo Moodle Mobile, os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado, automaticamente, quando conectado.

Para que isso seja possível, é necessário que o aluno, inicialmente, faça o download dos materiais para posterior acesso offline.

Para tal, com acesso a internet, basta clicar em “Painel”, acessar o curso, clicar no ícone “...” (3 pontinhos), no canto superior direito, e escolher a opção “download do curso”.

Para saber mais sobre o Moodle Mobile, acesse: 10. Posso acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do Ifes pelo celular?

O Cefor disponibilizou uma playlist "Tutorial Moodle - Visão Aluno" que pode auxiliá-lo.

Link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Não. Cada campus definirá os procedimentos para a disponibilização e o recebimento dos materiais e das atividades avaliativas aos/dos discentes que não possuem acesso às TDIC, bem como o envio dessas aos docentes, respeitando as medidas de distanciamento social e as orientações dadas pelos órgãos de saúde para este período.

O professor deverá lançar as notas do discente no Sistema Acadêmico até 10 dias úteis após entrega das atividades.

Sim. O professor irá disponibilizar dias e horários de atendimento por meio de TDIC para esclarecimento de dúvidas e pendências.

De acordo com a Resolução do CS do Ifes nº 01/2020, as atribuições dos discentes são:

I - Realizar as tarefas/atividades disponibilizadas pelos docentes conforme estabelecido no plano quinzenal das APNP.

II- Manter contato constante com o docente a fim de esclarecer possíveis dúvidas; e

III- Informar ao campus o endereço que está utilizando neste momento de isolamento social, bem como o nome das pessoas autorizadas para receber e entregar atividades na instituição de ensino, quando não tiver acesso à internet.

Sim. A banca examinadora para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) deverá acontecer na forma de webconferência, com a participação de examinadores a distância. A Banca Examinadora à distância deverá obedecer às regras estabelecidas no Projeto Pedagógico de curso.

Para outras informações procure o seu professor orientador.

As atividades de orientação e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de graduação serão mantidas de maneira não presencial, mediadas por recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação.

Para outras informações, procure o seu professor orientador.

A carga horária de estudos semanal será de acordo com os Planos Quinzenais apresentados pelos professores. A carga horária das APNP não poderá exceder 100% da carga horária total semanal planejada para o módulo ou período letivo, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Exceto para discentes cuja condição de matrícula permite concluir a integralidade do curso no semestre 2020/1 para os cursos de regime semestral e 2020/2 para os de regime anual acesse o tópico Estou cursando o último ano/período do meu curso serei prejudicado?.

Não. Você poderá se organizar para realizar as APNP no horário que for melhor para você. O professor poderá marcar atividades síncronas, que são aquelas em que é necessária a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, conforme combinado com vocês. Fique atento ao plano quinzenal do professor e organize-se para realizar as atividades.

Sim. O discente em regime de atividades não presenciais continuará sob o prescrito no Código de Ética e Disciplina Discente do Ifes e demais normativas institucionais.

Sim. A Regulamentação das APNP (Resolução IFES nº 1/2020) prevê a possiblidade de alteração do Calendário Acadêmico em seu Art. 24, para ajustes no período de solicitação de trancamento, e também previsão de uma quarta etapa de matrícula para os cursos superiores, que possibilitará o trancamento inclusive para os alunos ingressantes.

Para discentes cuja condição de matrícula permite concluir a integralidade do curso no semestre 2020/1 para os cursos de regime semestral e 2020/2 para os de regime anual, fica flexibilizado o limite de carga horária estabelecido no art.5º da Resolução IFES nº 1/2020, a fim de possibilitar a prioridade à oferta de atividades não presenciais e de outros recursos disponíveis que permitam cumprir as horas requisitadas para conclusão do curso.

Sim! O Ministério da Educação autorizou, desde abril de 2020, que as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) contem na carga horária das disciplinas e na avaliação dos estudantes durante a situação de excepcionalidade da pandemia.

A Resolução n. 01/2020, do Conselho Superior do Ifes, em seu Art. 2° , baseada nos documentos  do MEC, em vigor,  referentes à excepcionalidade devido à Covid-19, as atividades realizadas via Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são consideradas no cômputo da carga horária e, também, na avaliação das disciplinas.

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página