Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes têm até 28/08 para renovar auxílios estudantis
Início do conteúdo da página

Estudantes têm até 28/08 para renovar auxílios estudantis

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2026, 09h20 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2026, 12h55

Inscrições até 28/08/2026.

O Ifes – Campus Colatina publicou o Edital nº 25/2026, que trata da renovação dos auxílios estudantis de Alimentação, Moradia e Transporte. Os estudantes que já recebem um desses auxílios e atendem aos requisitos devem realizar a renovação até o dia 28 de agosto de 2026.

A renovação é obrigatória para quem deseja continuar recebendo o auxílio. O estudante que não realizar o procedimento dentro do prazo terá sua participação no programa interrompida.

Quem pode renovar?

Podem participar estudantes que:

1. já recebem auxílio de Alimentação, Moradia ou Transporte do Campus Colatina;

2. estão matriculados e frequentando regularmente cursos presenciais técnicos ou de graduação do campus;

3. continuam atendendo ao critério socioeconômico de renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo.

Não podem participar desta renovação, entre outros casos, estudantes que tiveram o auxílio interrompido, foram reprovados por falta, concluíram ou mudaram de curso, ingressaram em um novo curso ou foram transferidos.

Como fazer a renovação?

O estudante deve preencher o formulário eletrônico e anexar dois documentos, separadamente, em formato PDF:

1. Atestado de escolaridade 2026/2, emitido a partir de agosto de 2026;

2. Boletim 2026/2, também emitido a partir de agosto de 2026.

Os documentos devem ser obtidos pelo Q-Acadêmico, na opção “Solicitar Documento”. Leia as orientações detalhadas para emitir os documentos. Documentos emitidos antes de agosto não serão aceitos. 

Preencha o formulário de renovação.

Fique atento às principais datas

O pedido de renovação deve ocorrer até 28 de agosto de 2026. O resultado parcial está previsto para 2 de setembro. Os estudantes poderão apresentar recurso nos dias 3 e 4 de setembro, e o resultado final está previsto para 9 de setembro. As datas do cronograma poderão sofrer alterações.

A data do pagamento dos auxílios renovados ainda não está definida, pois depende do repasse financeiro da Reitoria ao Campus Colatina.

O edital também informa que, neste processo de renovação, não é possível trocar o tipo de auxílio nem solicitar um novo auxílio estudantil. A conta bancária utilizada continuará sendo a mesma já cadastrada, mas quem precisar alterá-la poderá informar os novos dados no formulário de renovação.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a Assistência Estudantil pelo e-mail assistenciaestudantil.col@ifes.edu.br, pelo WhatsApp (27) 3723-1549 ou procurar presencialmente a CAM, nos horários de atendimento.

Confira o Edital nº 25/2026 na íntegra

Acompanhe os resultados e informações da Assistência Estudantil

registrado em:

Cursos de pós-graduação que o Campus Colatina oferece

Fim do conteúdo da página