Página inicial > Notícias > Conheça o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Colatina

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 14h29 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 16h32

Foi criado pela portaria nº 195, no dia 17 de julho de 2017, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Colatina. Seu objetivo é desenvolver atividades educativas de ensino, pesquisa e extensão ligadas às questões étnico-raciais.

O Núcleo é uma das ferramentas do Ifes para promoção de sua Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Tem como competência exercer o disposto nas leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, por meio de ações estratégicas tais como:

• Contribuir para a formação de professores, servidores e alunos sensíveis às questões étnico-raciais;
  • Reconhecer e valorizar a história dos povos indígenas, africanos e das culturas afro-brasileiras;
  • Acompanhar o acesso e permanência dos alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • Atualizar e criar mecanismos nos planos de ensino dos cursos do Campus para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Colatina é composto por 12 membros:

• Rosane Rosa Dias Fernandes (Coordenadora).
  • Hiandara Dalmaso Vieira dos Santos (representante discente dos cursos de Nível Superior)
  • Maria Bongiovani Marçal (representante discente dos cursos de Nível Médio)
  • Ana Lúcia Reis Melo Fernandes Costa
  • Bruno Cardoso Coutinho
  • Flamarion Maués Pelúcio
  • Indiana Reis da Silva Becevelli
  • Isaias Alves
  • Janaina Aparecida Calefi Zanetti
  • Kátia Polyana Caser
  • Marcelo Moreira da SIlva
  • Rita de Cássia Dias

As ações propostas pelo núcleo podem ser usufruídas por todos os alunos, professores e servidores, independente da sua etnia.

Para mais informações, entre em contato com o Neabi pelo telefone (27) 3723-1500 (ramal 1577) ou pelo e-mail neabi.colatina@ifes.edu.br.

SOBRE A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A primeira ação do Neabi será a organização da Semana da Consciência Negra que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro. Pretende-se com esse evento, dar a conhecer, por meio de demonstrações culturais, os valores que impulsionaram e orientaram a formação da identidade afro-brasileira. Para isso, teremos palestras, relato de experiência, roda de conversa e várias oficinas, que irão proporcionar debates e momentos de reflexão que busquem a valorização da cultura africana, para que o discente compreenda sua importância nesse processo de diálogo para convivência harmônica com a diversidade.

Dentre as primeiras ações em prol da Semana da Consciência Negra, as servidoras da Biblioteca Katia Polyana Caser e Janaina Aparecida Calefi Zanetti organizaram a Exposição Bibliográfica de Conteúdos Afro-Brasileiros e Indígenas, com todas as obras que compõe o acervo da biblioteca que tratam da temática. A exposição estará disponível à toda a comunidade durante o período.